A Hora da Estrela - Opinião

agosto 15, 2023


Podem ouvir a minha opinião completa no podcast, AQUI

Falar sobre A Hora da Estrela parece-me, francamente, redutor. Este pequeno grande livro tem mais camadas que um mil-folhas e será um dos favoritos do ano, quiçá da vida.

Aqui acompanhamos a história de Macabéa, uma mulher pobre, nordestina, que se tenta adaptar à vida na grande cidade. Mas dizer isto é não dizer nada sobre o livro. Aqui fala-se de Macabéa, mas também sobre a história de Rodrigo S. M., das suas inquietações existenciais, sendo talvez um alter-ego da autora, e ainda sobre o ato de escrever. Isto tudo em menos de 100 páginas.

A escrita de Clarice é maravilhosa, tanto no seu estilo como nas reflexões que proporcionam. Aqui temos prosa poética, algo que me agrada bastante, questões de metalinguística e de metaficção, temos uma linguagem não linear com o uso do fluxo de consciência, e um foco na descrição psicológica das personagens que nos obriga a uma introspecção profunda ao explorar os seus pensamentos.

Temos tratados aqui temas como a solidão, o isolamento, as desigualdades sociais, a identidade e a existência, mas também reflexões sobre o processo de escrita, sobre a criatividade, e sobre a relação entre autor, narrador e personagem. Confesso que isto fez as minhas delícias enquanto leitora e enquanto investigadora na área da literatura.

Este livro encheu-me completamente as medidas. Clarice é um portento literário e só lamento não a ter conhecido antes. 


5/5 - Adorei


Comprar | Bertrand (link de afiliada)

You Might Also Like

0 comentários