Assassin's Apprentice - Opinião

agosto 19, 2023



Podem ouvir a minha opinião completa no podcast, AQUI.

Que bem que me soube voltar à escrita, às personagens e ao mundo criado pela Robin Hobb! Tendo sido uma releitura, já sabia o que ia encontrar, mas voltei a lembrar-me porque é que gostei tanto destes livros, e de que é que são feitas estas personagens.

Aqui, temos um mundo de fantasia de moldes medievais, com personagens muito bem construídos, dos quais destaco os meus favoritos: Fitz, o protagonista, Burrich, Chade e, claro, a figura mais enigmática destes livros, o Bobo. Neste livro acompanhamos Fitz na sua jornada de crescimento e descoberta, com todas as dores que isso implica, mas ampliadas pelo facto de ser um filho ilegítimo do herdeiro ao trono dos Seis Ducados. Ao mesmo tempo que tem sangue real e é incluído em várias missões em serviço ao rei, Fitz também se sente sozinho e isolado, com a sensação de que não pertence a lugar nenhum. Mas para isso apoia-se em Burrich, uma espécie de figura paternal, mas também em Chade e no seu tio Verity.

Aqui, a magia está presente através de duas habilidades que Fitz possui e que, ao longo da história, vai treinando: a 'Wit', a capacidade de comunicar e estabelecer laços com animais; e a 'Skill', uma espécie de habilidade telepática que permite comunicar e influenciar outras pessoas. Tudo isto mistura-se com intrigas políticas e palacianas, com lutas de poder, crescimento pessoal, procura de identidade, ao mesmo tempo que Fitz é treinado em segredo para ser um assassino real. Sem esquecer o Bobo que parece saber mais sobre o Fitz e o seu destino do que qualquer outra pessoa, mas cuja identidade permanece um mistério, falando sempre através de enigmas e metáforas.

O livro agarrou-me tal como me agarrou da primeira vez muito por culpa das personagens. Fitz é uma personagem memorável e marcante, e sentimos as suas dores como se fossem nossas. As outras personagens intervenientes não lhe ficam atrás e toda esta narrativa mantém-nos interessados em saber o que vai acontecer a seguir. Este livro voltou a fazer as minhas delícias e só o posso recomendar aos fãs de fantasia.

Esta foi uma releitura, cuja primeira opinião, datada de 2016, podem ler aqui.


5/5 - Adorei


Comprar | Bertrand (link de afiliada)

You Might Also Like

0 comentários