How to sell a haunted house - Opinião
outubro 06, 2023Podem ouvir a minha opinião completa no podcast, AQUI.
Este é um livro de terror, de suspense psicológico, mas também um drama familiar. Fala-nos de dois irmãos, Louise e Mark, que, após a morte repentina dos seus pais, têm de tratar de tudo o que vem a seguir: partilhas, testamento, heranças. Porém, estes dois irmãos não se dão bem, não têm uma relação afectiva, e passam a vida a discutir um com o outro. Posto isto, uma das coisas que é deixada em herança é a casa dos pais, que um quer vender e o outro não. E, como podem adivinhar pelo título, esta casa está assombrada. Mas por quem? Porquê? De que forma se manifesta esta assombração? Que efeitos isso tem nas personagens? Bom, só lendo é que vão saber!
A construção do ambiente deste livro é exímia. Sente-se a tensão entre os irmãos, mas também a tensão provocada pelos eventos que têm lugar na casa dos pais. Sentimos sempre que a casa é estranha, que há ali qualquer coisa que não está bem, que nos inquieta e incomoda. Há coisas horríveis que se sucedem, numa montanha russa de eventos sobrenaturais e emocionantes que são doseados e apresentados nos momentos certos. E quando achamos que a coisa já está resolvida... eis que não está!
Este é um livro sobre como o passado nos pode voltar para assombrar, mas aqui de forma literal. De como os traumas, os segredos, as coisas mal contadas, as conversas que não são tidas, podem ter impacto nas pessoas que somos e nas coisas que fazemos. Também nos fala de luto e do quão difícil pode ser deixar alguém ir, admitir que essa pessoa já não está connosco, e aceitar que a vida segue mesmo depois da morte de alguém que nos é próximo.
Gostei muito deste livro: do ambiente que é criado, da forma como o autor joga com as nossas percepções em relação às personagens, do drama familiar, dos elementos de terror do livro, e das reflexões que provoca. Definitivamente, um autor a explorar!
4/5 - Gostei muito
0 comentários