O Segredo da Ordem de Cristo - Opinião
setembro 30, 2023Podem ouvir a minha opinião completa no podcast, AQUI.
O Segredo da Ordem de Cristo é um livro de ficção histórica que nos transporta para a Idade Média portuguesa, mais especificamente para o início do século XIV e para o reinado de D. Dinis. Aqui, seguimos uma personagem que possui um segredo deixado pelos Templários, ordem extinta por Filipe, o Belo, e que é continuada em Portugal pela recém formada Ordem de Cristo. Este segredo, ninguém sabe o que é, mas tratando-se de Templários podemos conjecturar algumas hipóteses, embora só nos seja revelado praticamente no fim do livro.
O que temos aqui é, então, um retrato fiel sobre a vida na Idade Média, sobre as angústias e ansiedades, de ordem prática e espiritual dos que viviam nesse período, desde o rei, ao guerreiro e ao camponês. Fala-se de luz e trevas, do Bem e do Mal, de vivências terrenas e dilemas espirituais, tudo descrito com uma linguagem cuidada e que nos transporta para este período. De facto, a linguagem é um ponto forte, porque senti que estava a ler um livro escrito no período medieval, por uma daquelas personagens.
Houve apenas uma coisa que, por vezes, me confundiu. Há momentos em que os pontos de vista mudam, em que já não é a mesma personagem o foco daquele capítulo, e isso não é bem claro, deixando-nos um pouco desnorteados, sem saber quem está a falar, ou de quem se está a falar. Se insistirmos com o texto, percebemos, mas por vezes pode baralhar-nos.
De resto, é um livro bem construído, com uma temática interessante e que nos deixa intrigados para descobrir o tal segredo, ao mesmo tempo que nos oferece uma viagem física, geográfica pelo território português, mas também espiritual, na qual as personagens se vão indagando por algumas questões com as quais se deparam. Se gostam de ficção histórica, de Templários e mistérios, este livro é para vocês.
3/5 - Gostei
Comprar | Bertrand (link de afiliada)
0 comentários