How high we go in the dark - Opinião

setembro 22, 2023


Podem encontrar a minha opinião completa no podcast, AQUI.

O livro fala-nos de um vírus que estava adormecido, mas que, depois de descoberto, é disseminado pelos humanos e acabar por contagiar e eliminar uma boa parte da população mundial. Tendo sido escrito antes da pandemia de COVID, o livro torna-se quase uma previsão do que estava para vir, mas sendo um livro de ficção científica vai extrapolar a nossa realidade. O livro é um conjunto de histórias de várias pessoas diferentes sobre como vivem aquela situação, mas também nos leva a alturas diferentes desta pandemia, por isso temos uma perspectiva sobre a evolução da doença e as formas que a Humanidade encontrou para lidar com ela ao longo dos séculos.


Neste mundo devastado pela morte e pela incerteza da existência de uma cura, vamos vendo como é que as várias gerações que se vão seguindo lidam com isto. Por isso, o livro é sobre a morte, sobre o luto, sobre de que forma pessoas diferentes lidam com isso de forma diferente. É sobre como recordamos quem perdemos, mas também como se anda para a frente depois de algo tão marcante na vida - seja ela individual ou coletiva. É também a história sobre como se pode evoluir, enquanto Humanidade, depois de um evento desta magnitude, demonstrando também o poder da perseverança humana, através das tentativas de encontrar uma cura, mas também de como tornar a vida dos contagiados mais confortável.


Apesar de tudo isto, não me consegui ligar ao livro. Não me consegui conectar com as personagens nem com as histórias que elas contavam. A estrutura do livro faz-nos sentir que estamos a ler pequenos contos e, por isso, temos acesso a pequenas partes das vidas das pessoas cujos pontos de vista aqui temos. E eu não me costumo dar bem com o formato dos contos porque preciso de desenvolvimento e da construção de personagens, de contextos, e talvez isso não tenha ajudado. Não me suscitou qualquer interesse, e a dada altura já só queria “despachar” o livro para passar para o seguinte. E quando isto acontece, é mau sinal… Há muita gente que adorou este livro, por isso deixo à vossa consideração. As opiniões são sempre subjectivas e esta foi somente a minha experiência de leitura.


2/5 - Meh



You Might Also Like

0 comentários