Poe e a Criatividade Gótica

fevereiro 21, 2009

Entre 18 e 20 de Março, vai haver uma série de colóquios sobre Edgar Allan Poe a propósito do seu bicentenário, organizado pelo Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa, na Faculdade de Letras, coordenado pelo professor João Almeida Flor e subsidiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Sobre o Colóquio:

“Poe e Criatividade Gótica” abordará temáticas associadas ao género gótico nas suas relações com outras formas de arte e cultura. A vertente negra e insólita da psique humana, assim como os conceitos de perversão, criminalidade, monstruosidade, transgressão, violência e destruição, têm vindo a exercer uma profunda influência em muitos artistas e escritores contemporâneos. Entre estes, Lou Reed, no seu tributo a “The Raven”, afirmou que “as obsessões, a paranóia, os actos voluntários de autodestruição são uma presença constante”, sendo Poe um “escritor mais em sintonia com o nosso século do que alguma vez esteve com o dele”.

Este colóquio reúne investigadores e a comunidade cultural e artística mais alargada, tendo por objectivo partilhar o imaginário multifacetado deste autor, tal como se manifestam na poesia, no conto, na escrita detectivesca, na ficção científica, na estética da recepção, na música, no cinema e nas artes visuais.

A diversidade de tópicos e a abordagem interdisciplinar permitirão a todos os participantes partilhar as suas perspectivas sobre este escritor americano que, de modo preponderante, nos permitiu sondar o mistério e o terror das nossas almas inquietas."

Mais informações aqui.

Devo confessar que quando vi este anúncio fiquei entusiasmada, mas quando vi lá o nome do José Luís Peixoto na lista dos oradores confesso que esse entusiasmo disparou ainda mais!
Se não interferir muito com as minhas aulas é algo a que atenderei concerteza!

You Might Also Like

1 comentários

  1. Obrigada! Gostei de saber e vou inteirar-me. Se puder assistir, fá-lo-ei também. :)

    ResponderEliminar