Literatura no feminino

março 08, 2009

Celebra-se hoje o Dia Internacional da Mulher pelos feitos sociais, políticos e económicos realizados pelas mulheres. Por isso, vou deixar aqui algumas das minhas escritoras preferidas e livros escritos por elas.

Um dos meus livros preferidos de sempre é Jane Eyre, de Charlotte Bronte. Um retrato fiel da sociedade da altura, século XIX, e do papel da mulher nessa sociedade. Jane era retratada sempre como uma mulher levada pela paixão e isso era considerado negativo: uma mulher não se devia deixar levar pelas emoções. Porém, era essa característica que moldava a sua personalidade e a preserverança para lutar contra as adversidades da sua vida.

Uma autora portuguesa de que eu sou fã acérrima, é Florbela Espanca. Uma mulher também marcada pelo seu tempo, por uma vida difícil e que, infelizmente, se suicidou em 1930. Da sua obra destacam-se os livros de poesia Charneca em Flor e o Livro de Soror Saudade.

Outra escritora que eu achei fascinante foi Virginia Woolf, quando estudei a sua obra Orlando, para além de outros textos como A Room of One's Own e Modern Fiction. Virginia Woolf foi marcada também pela depressão sendo diagnosticada póstumamente, através dos avanços da ciência, nomeadamente da psicologia, como possuidora da doença bipolar. Woolf acabou por pôr termo à sua vida em 1941. O filme The Hours é um excelente filme sobre Woolf, assim como sobre a sua obra Mrs. Dalloway. Nicole Kidman faz de Virginia Woolf e ganhou o óscar com este papel.

Já mais recente, adorei a trilogia das Jóias Negras, de Anne Bishop, cujas personagens femininas são bastante fortes e corajosas. O mundo do livro é composto por uma sociedade matriarcal, em que são as mulheres que detêm o poder e os homens são seus escravos. São livros muito ricos, com um mundo completamente diferente e aconselho a quem gosta deste género de literatura fantástica.

E pronto, é isso. E vocês, têm favoritas?

You Might Also Like

4 comentários

  1. Auoras favoritas...sem dúvida a Juliet Marillier, Marion Zimmer Bradley;...são tantas...e ainda bem!

    ResponderEliminar
  2. Por escritoras favoritas, tenho Emily Dickinson e Ann Radcliffe, mas também Wendy Cope e Carol A. Duffy.
    Em Português, Ana Paula Inácio. :)

    ResponderEliminar
  3. Em língua materna, Ana Paula Inácio. Em língua inglesa, Emily Dickinson e Ann Radcliffe, mas também Carol A. Duffy e Wendy Cope.

    ResponderEliminar
  4. Ah! A Anne Bishop é fantastica! :) E a Juliet Marillier também, as suas personagens principais são geralmente femininas e apesar de terem um fisico geralmente inferior ao do mundo masculino, conseguem ter um espirito muito mais forte que lhes proporciona ultrapassar os obstáculos que têm pela frente.

    ResponderEliminar