O Fim do Sr. Y

abril 04, 2009


Chegou na quarta-feira à noite, para meu deleite e é um livro que eu ando para ler já desde o ano passado, quase. Não o consegui ler antes por causa de confusões no Círculo de Leitores que, apesar das encomendas feitas não as entregou. Mas, enfim, esse livro chegou e vou começar a lê-lo hoje. Chama-se O Fim do Sr. Y, de Scarlett Thomas e deixo-vos aqui a sinopse da contracapa:

"Ariel Manto, uma solitária estudante, descobre, no decurso das suas pesquisas para a tese de douturamento, uma obra rara do escritor do século XIX Thomas Lumas, O Fim do Sr. Y, que havia sido publicado em 1839. Sobre este livro corria o rumor de estar amaldiçoado e que quem o lesse morreria passado pouco tempo. O romance daquele autor desvenda como entrar na Troposfera, onde se pode encontrar o pensamento de outras pessoas. Ariel não sabe se há-de acreditar, mas como prefere a ficção à sua triste e pobre realidade, opta por descobrir tudo o que conseguir acerca da existência daquele lugar misterioso. Porém, em breve se vê obrigada a lutar pela sua própria vida, repartida entre o mundo real e o da ficção, numa fantasia cerebral que a conduz a um universo paralelo, onde outros pretendem apropriar-se dos seus segredos.

Escrito como uma aventura contemporânea,
O Fim do Sr. Y é uma experiência do pensamento muito própria que debate a relação entre a linguagem, o pensamento e a matéria e os limites do ser e do tempo, na linha de Derrida e de Baudrillard."

E agora vou à FNAC comprar mais uns livros... :)

You Might Also Like

0 comentários