Joheved - Trilogia, As Filhas de Rashi

junho 05, 2009


Novas leituras!!

Chegou há cerca de duas semanas através de encomenda e cativou-me desde que vi um resuminho numa revista do Círculo de Leitores.
Joheved é o primeiro livro de uma trilogia, As Filhas de Rashi, da autora americana Maggie Anton. É um romance histórico que nos embrenha na França medieval e que parte de uma figura histórica real, Rashi, um professor de estudos bíblicos, que muitos acreditam ser descendente do Rei David.

Fica aqui a sinopse:

"O primeiro romance de uma dramática trilogia histórica na França do século XI, quando - para uma mulher judia - o saber era perigoso.
No ano 1068, o mestre Salomon ben Isaac regressa a casa, em Troyes, França, para gerir o negócio de produção de vinho da família e embarcar num caminho que irá influenciar indelevelmente o mundo judaico, ao redigir o seu primeiro comentário do Talmude e ao ensinar secretamente o Talmude às filhas.

Joheved, a mais velha, apercebe-se de que a sua mente e espírito são despertados pelo estudo religioso, mas, ciente do risco, tem de guardar segredo da sua paixão pela aprendizagem e pela oração. Quando fica noiva de Meir ben Samuel, vê-se obrigada a escolher entre a felicidade do casamento e a devoção ao seu amor pelo Talmude."


Para quem desconhece o que é o Talmude, ficam aqui algumas indicações:

"O Talmude define e dá forma ao judaísmo, alicerçando todas as leis e rituais judaicos. Enquanto o Chumash (o Pentateuco, ou os cinco livros de Moisés) apenas alude aos Mandamentos, o Talmude explica-os, discute-os e esclarece-os. Não fosse este, não entenderíamos e muito menos cumpriríamos a maioria das leis e tradições da Tora e o judaísmo não existiria. [...]
O Talmude tem dois componentes principais: a Mishná, um livro sobre a lei judaica, escrito em hebraico, e a Guemará, comentário e elucidação do primeiro, escrita na gíria hebraico-aramaica."

Este é um excerto de um artigo online sobre o Talmude, no site Morasha.com

You Might Also Like

4 comentários