Nova Leitura: A Papisa Joana

outubro 05, 2009

Bom...eu não gosto muito de fazer isto, mas às vezes revela-se inevitável para o bem da minha saúde mental. Há quase uma semana que estou com Beloved nas mãos e ainda não consegui chegar sequer à página 100. Pegar no livro já é o suficiente para me deixar sem vontade de o ler. Isto acontece porque provavelmente não estou na melhor altura nem com a disposição correcta para o ler devido à história, à linguagem, ao mundo a que ela invoca.
Por isso estou aqui para dizer que, como não gosto de estar a empatar a minha vida com um livro quando tenho tantos outros para ler, vou deixar Beloved para uma altura mais propícia, quando tiver com mais vontade de lhe pegar e começar a ler outro livro.

Vou, então, começar a ler A Papisa Joana de Donna Woolfolk Cross que desde há muito tempo me vem a aguçar a curiosidade. Para além do mais, como este livro é passado na Idade Média, acho interessante para mim até de um ponto de vista académico, já que tenho uma cadeira na faculdade com o nome de Cultura Medieval. Embora incida mais na Inglaterra, abrange também os acontecimentos mais importantes no contexto europeu.
Assim, fica aqui a sinopse da contracapa:

"Na galeria das mais extraordinárias e controversas figuras do Ocidente, a Papisa Joana assume contornos brumosos, enigmáticos e fascinantes. Muitos negaram, ao longo dos séculos, a sua existência mas é ainda considerável a quantidade de documentos que referem a sua passagem pelo trono papal. Personagem histórica ou lendária, Joana protagoniza a notável ascensão de uma mulher brilhante que não aceita as limitações que a sua época, profundamente misógina, lhe impõe e, armada de uma inteligência esclarecida e de uma força de carácter inquebrável, conquista o mais elevado poder religioso.
Um romance magnífico, cativante, que conspira, no virar de cada página, para prender o leitor num sortilégio magnético, na teia enredada da intriga, das turbulências políticas, dos fanatismos e intolerâncias, das paixões, das duplicidades e segredos, das crises de fé e conspirações que ameaçam fazer soçobrar Joana."

You Might Also Like

2 comentários

  1. É um dos meus livros preferidos!!!
    Espero que gostes! ;)

    Boas leituras.
    Estrela**

    ResponderEliminar
  2. o livro é quase do tamanho dela lol já tinha ouvido falar da vencedora ainda não li ;)

    ResponderEliminar