Retrospectivas Literárias 2009

dezembro 29, 2009

A Bia do blog Livros de Bia propôs esta brincadeira para o blog e eu aceitei-a. Até porque queria fazer um post deste género mas, sinceramente, não sabia como o fazer. Assim, aqui fica o melhor e o pior deste ano, em termos literários e segundo a minha humilde opinião.

Melhor livro de suspense: O Abismo, de Wolfgang Hohlbein.
Não sei se se enquadra bem nesta categoria, mas que há suspense que chegue no livro, isso há. Toda a identidade de Andrej, até se descobrir o que ele é, o que ele procura e o que o motiva é levado misteriosamente até a um clímax no final do livro e que nos leva a pedir por mais.

Melhor livro de romance: Pride and Prejudice, Jane Austen
Aquele "quem desdenha quer comprar" entre Mr. Darcy e Elizabeth já é clássico. Embora eu não tenha gostado particularmente do livro, foi o único romance que li este ano.

Melhor Capa de Livro: Rainha das Trevas, de Anne Bishop
Aliás todas as capas da trilogia das Jóias Negras são belíssimas. De destacar a qualidade das mesmas!

Pior Capa do Ano:
Aqui não tenho nada a apontar. De todos os livros que li, gostei das capas.

Autor Surpresa do Ano: Maggie Anton
Para mim foi uma surpresa ler os livros desta autora, excederam as minhas expectativas e estou ansiosa para que saia o terceiro livro, para português, da sua trilogia As Filhas de Rashi.

Livro Decepção: Justine, de Marquês de Sade
Honestamente? A personagem principal, Justine, era tão inocente, tão ingénua que às vezes apetecia-me dar-lhe uns tabefes e dizer-lhe "Acorda para a vida!" Irritava-me...

Melhor Personagem Feminina: Joheved, do livro com o mesmo nome de Maggie Anton
Porque é uma personagem com a qual me identifiquei e à qual me afeiçoei. Aliás todas as personagens deste livro ficam connosco mesmo quando acabamos de ler os livros. Além disso, pertence a um mundo diferente, sujeita a todas as regras e tradições do judaísmo e da sociedade medieval.

Melhor Personagem Masculina: Daemon SaDiablo, da trilogia das Jóias Negras de Anne Bishop
Quem não sabe porquê, devia ler a trilogia das Jóias Negras! Heheheh!

Melhor Livro do Ano: A Papisa Joana de Donna Woolfolk Cross
Esta categoria acrescentei-a eu e é uma muito difícil. Gostei imenso deste livro por várias razões: passa-se numa altura que eu gosto muito, a Idade Média, mete religião, factos que não se sabe se são verdadeiros ou não, e uma mulher forte que desafia a sociedade e mentalidade do seu tempo sem sacrificar os seus princípios e luta por aquilo em que acredita. Muito bem escrito, agarrou-me do início ao fim sem momentos parados ou monótonos.

Quem quiser adoptar este esquema para o seu blog está à vontade!
E para o próximo ano, cá estaremos!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Já anotei várias dicas da sua listinha, porque eu ainda não li quase nenhum!!!

    Obrigada por participar!

    Bjs

    ResponderEliminar