12 de março de 2010

Novidades Gradiva para Março

A irem para as livrarias a 22 de Março, encontram-se várias novidades da Gradiva, entre elas o novo livro de Ian McEwan que terá edição simultânea com o Reino Unido, e o livro vencedor do Prémio Literário Revelação Augustina Bessa-Luís de 2009.

Título: Solar
Autor: Ian McEwan
Páginas: 340
Sinopse:
"O novo romance de um dos autores maiores da literatura contemporânea. Mais uma vez, a capacidade de Ian McEwan para surpreender o leitor. A mesma liberdade e originalidade no que se refere ao estilo, às soluções narrativas e ao enredo. O tema das alterações climáticas – também ele inesperado numa obra de ficção de grande qualidade literária – serve de pretexto para a exposição das fragilidades humanas, individuais e colectivas. Permeada de humor e diálogos magistrais, a narrativa prende de imediato o leitor, permitindo-lhe uma auto-aprendizagem da qual retirará grande prazer."

Título: Nas Margens - Ensaios sobre Teatro, Cinema e Meios Digitais
Autor: Gabriela Borges (organização)
Páginas: 220
Sinopse:
"Os novos percursos pelos quais as artes transitam – teatro, cinema, vídeo, ambientes digitais – apontam para um diálogo entre meios, formas de expressão e temas que subverte a noção de campos estéticos e conceptuais distanciados e promove uma interligação destas diversas manifestações. Neste primeiro número de uma nova colecção dedicada às artes na sua relação com os meios de expressão, ressalta a hibridez da criação e difusão artísticas actuais."

Título: Erros Experimentais, Ajustamentos e Outras Coisas Mais
Autor: Isabel Maria Almeida Fonseca
Páginas: 280
Sinopse:
"Recorrendo à sua vasta experiência docente e de investigação, a autora oferece-nos uma introdução aos fundamentos da análise de erros e ao tratamento de dados, que constituem parte integrante do avanço científico. A escrita directa e acessível proporcionará a todos uma útil e divertida leitura."

Título: A Casa-Comboio
Autor: Raquel Ochoa
Páginas: 340
PRÉMIO LITERÁRIO REVELAÇÃO AUGUSTINA BESSA-LUÍS 2009
Sinopse:
"Uma família indo-portuguesa. Um século de história. Quatro gerações que evocam 450 anos de aventura mítica, nos quais a Índia longínqua era portuguesa. Em pano de fundo, a partida, o acaso e a sorte de quem se vê constantemente obrigado a fazer as malas, o desenraizamento, a inquietação, o inesperado, a imprevisibilidade dos destinos que se cruzam. A imagem dada pelo título é elucidativa: uma casa em movimento. Uma beleza poética singular. Uma verdadeira revelação."

Título: Que Grande Abóbora, Mimi!
Autor: Valerie Thomas e Korky Paul
Páginas: 28
Sinopse:
"A bruxa Mimi adora abóbora cozinhada de todas as maneiras. Por isso, decide descobrir uma forma de ter sempre abóbora à mão, para preparar os seus pratos preferidos (e do Rogério). Mas, como sempre, as coisas não correm como desejado e a Mimi vê-se a braços com uma abóbora gigante... Como irá ela resolver mais esta embrulhada? Descobre tudo no novo livro da Mimi!"

Título: Nova História da Filosofia Ocidental
Autor: Anthony Kenny
Sinopse:
"Esta é uma obra que pouquíssimos se atreveriam a escrever. Sir Anthony Kenny, um dos mais reputados filósofos actuais, dedicou alguns anos a ler directamente os grandes filósofos e a acompanhar os debates por eles suscitados, daí resultando uma história da filosofia verdadeiramente filosófica, informativa e refrescante, onde não se encontram os lugares-comuns e as ideias feitas do costume.
Aliando o melhor rigor académico à clareza de exposição e à capacidade para envolver o leitor nas discussões filosóficas, esta obra revela-nos uma história de cerca de dois mil e quinhentos anos que, ao contrário do que tantas vezes parece, está longe de ser uma mera colecção de ideias de museu.
O autor não se limita a apresentar e explicar as ideias e teorias dos filósofos, inserindo-as de forma esclarecedora no seu contexto histórico e cultural. Isto constitui uma das duas partes em que cada um dos quatro volumes está dividido. A segunda parte é dedicada à elucidação, discussão e avaliação dos argumentos que sustentam essas ideias e teorias, adoptando-se aí um tratamento temático e estritamente filosófico. Assim, esta história da filosofia consegue ser útil tanto para quem está interessado numa abordagem mais histórica das ideias filosóficas como para quem está interessado numa discussão filosófica mais aprofundada.
Por isso se trata de uma obra única e imprescindível que, muito justamente, se está a tornar uma verdadeira referência na área." - Professor de Filosofia Aires Almeida
Lançamentos em Abril, Junho, Setembro e Novembro (4 volumes).

Título: Bullying, Guerra na Escola
Autor: Nora Ethel Rodríguez
Sinopse:
"Uma onda de violência parece sacudir todos os dias, de maneira invisível e silenciosa, os colégios e escolas secundárias de grande parte da Europa e dos Estados Unidos, e Portugal não é excepção.
Que podemos fazer para melhor entendermos o que se passa?
O Bullying é um processo de abuso e intimidação sistemática de uma criança sobre outra (apoiada por um grupo), geralmente nas escolas, e cujas CONSEQUÊNCIAS podem SER DEVASTADORAS, se não forem travadas a tempo.
ESTE LIVRO É FUNDAMENTAL PARA PAIS E EDUCADORES. LER ESTA OBRA SIGNIFICA APRENDER A EVITAR SEQUELAS IRREVERSÍVEIS.
Com exemplos da vida real, a autora propõe diversas chaves da solução para o problema."

Sem comentários: