Dia das Mentiras...qual a sua origem?

abril 01, 2010


Mas afinal de onde vem o dia das mentiras? Alguém sabe?
Bom, através de alguma pesquisa consegui descobrir algumas coisas sobre a origem deste dia.

A mais antiga associação feita entre o dia 1 de Abril e os tradicionais disparates, tolices, encontra-se nas Canterbury Tales (Contos da Cantuária) de Geoffrey Chaucer, de finais de século XIV.
Numa destas histórias, Chaucer refere uma data que fica 32 dias depois de Março, que seria 2 de Abril, aniversário de casamento do Rei Ricardo II de Inglaterra, com Anna de Bohemia, que teve lugar em 1381. Contudo, esta data foi mal interpretada pelo 32º dia de Março, que corresponde sim ao dia 1 de Abril. Ainda neste conto o galo vaidoso é enganado por uma raposa, advindo daqui que no dia 1 de Abril se enganam as pessoas...

Mais tarde surgiram outras referências, uma delas quando em 1698 várias pessoas foram aliciadas a irem à Torre de Londres para ver leões a serem lavados, no dia 1 de Abril, o que se veio a revelar apenas uma mentira.

Outra curiosidade é de que na Idade Média, o ano novo era celebrado no dia 25 de Março, na maior parte das cidades europeias. Porém, em França, o dia de ano novo era celebrado durante um fim-de-semana longo que terminava a 1 de Abril. Assim, também é possível que o "April Fool's" tenha surgido aqui, porque os que celebravam noutras datas, como o 1 de Janeiro, gozavam com os que celebravam a dia 1 de Abril.

Se souberem mais curiosidades destas, partilhem!

Fonte: Wikipedia

You Might Also Like

0 comentários