Novidades Esfera do Caos para Agosto

julho 30, 2010

No dia 14 de Agosto, a Esfera do Caos lança os seguintes livros:

Título: Socialismo no séc. XXI
Autor: Vários
Colecção: Ideias, nº14
Páginas: 152
Sinopse:

"Este livro recolhe contributos de um amplo conjunto de personalidades dos meios político e académico que, pela riqueza do seu pensamento, suscitarão com certeza uma reflexão pública em torno de respostas concretas, identificadas com uma visão do que deve ser o Socialismo no século XXI."

«Actualmente, e enquanto socialistas, dificilmente poderemos sentir-nos satisfeitos com a situação económica e social do Mundo, da Europa ou de Portugal… O mundo parece ter aprendido pouco com esta crise financeira, económica e social, e as soluções de austeridade apresentadas na generalidade dos países aumentarão ainda mais o desemprego e as desigualdades sociais. São necessárias novas soluções e os Partidos Socialistas e Social-Democratas devem liderar esse caminho.» - Duarte Cordeiro

Título: Cartografias Literárias
Autor: Annabela Rita
Género: Ciências da Cultura, nº2
Páginas: 200
Sinopse:
"Um livro para estudantes e professores de Literatura.

Combinando didáctica da literatura e exercício ensaístico, a autora partilha nesta obra a experiência da leitura de textos de autores de referência (Eça de Queirós, Sophia, Teolinda Gersão), esclarecendo aspectos teóricos e metodológicos do trabalho analítico até nos exemplos que apresenta: sublinha o seu movimento aproximativo de leitura, desde a moldura em ‘grande angular’ compreensiva da modernidade literária (Territórios), até aos rostos autorais e imagens que os textos esboçam na sua imaginação, figurações; nos Diários de Bordo, desdobra itinerários de leitura, distinguindo-lhe etapas em progressão de complexidade (do mais literal ao mais abrangente e esteticamente expansivo) e demonstra o raciocínio que as relaciona, assim como o movimento intelectivo em que se geram, justificam e legitimam."

Título: Ambiente, Ciência e Cidadãos
Autor: Vários
Colecção: Ensaios, nº9
Páginas: 108
Sinopse:
"O ambiente é actualmente uma das questões determinantes das sociedades contemporâneas. Os problemas ambientais, com efeito, condicionam, de um modo inultrapassável, o nosso presente e o nosso futuro. Surgem movimentos de cidadãos preocupados com o ambiente e a sua intervenção torna-se mais visível.

Mas estaremos nós conscientes do papel do ambiente no contexto da cidadania? Será relevante o destaque dado pelos meios de comunicação social às questões ambientais? Estará a ciência atenta à cobertura mediática das temáticas ambientais? Estarão o direito e as instituições a adaptar-se, atempadamente, ao evoluir dos novos desafios colocados pelo ambiente?

Focado na realidade portuguesa, este livro organiza-se em cinco partes: A necessi­dade de os media contribuírem para a formação de cidadãos esclarecidos em ambiente, no contexto da ciência e da tecnologia; O percurso legal e institucional do ambiente; O ambiente como ciência nas páginas dos jornais; O lugar do ambiente nos estu­dos sobre a ciência e a tecnologia na imprensa; A evolução do ambiente na esfera pública."

You Might Also Like

0 comentários