23 de setembro de 2010

Novidades Dom Quixote para Outubro

Aqui estão os lançamentos da Dom Quixote para o próximo mês de Outubro:

Título: Sôbolos Rios que Vão
Autor: António Lobo Antunes
Colecção: Autores Língua Portuguesa
Data de Lançamento: 18 de Outubro
Sinopse:
"Entre os últimos dias de Março e os primeiros de Abril de 2007, depois de uma operação grave, o narrador, entre as dores e a confusão provocada pela anestesia e pelos medicamentos, recupera fragmentos da sua vida e das pessoas que a atravessaram: os pais e os avós, a vila da sua infância, a natureza da serra, os amores e os desamores. Como um rio que corre, vamos vivendo com ele as humilhações da doença, a proximidade da morte, e o chamamento da vida."

Título: Luka e o Fogo da Vida
Autor: Salman Rushdie
Colecção: Ficção Universal
Data de Lançamento: 31 de Outubro
Sinopse:
"Numa bela noite estrelada, na cidade de Kahani, em terras de Alifbay, aconteceu uma coisa terrível: o pai de um rapaz de doze anos chamado Luka, o contador de histórias Rashid, mergulhou súbita e inexplicavelmente num sono tão profundo que não havia quem conseguisse acordá-lo. Para o salvar de se sumir por completo, Luka tem de empreender uma jornada pelo Mundo Mágico, deparando pelo caminho com um sem-número de fantasmagóricos obstáculos, a fim de roubar o Fogo da Vida, uma tarefa aparentemente impossível e extremamente perigosa.
Se Harun e o Mar de Histórias, igualmente publicado pela Dom Quixote, foi escrito como presente para o seu primeiro filho, Luka e o Fogo da Vida, a história do irmão mais novo de Harun, é uma prenda para o segundo filho, por ocasião do seu décimo segundo aniversário."

Título: O Feitiço de Xangai
Autor: Juan Marsé
Género: Ficção Universal
Data de Lançamento: 31 de Outubro
Sinopse:
"O Feitiço de Xangai é uma fábula sobre os sonhos e as derrotas de crianças e adultos, todos eles asfixiados pelo ar cinzento de um presente sem expectativas, que nos transporta da Barcelona do pós-guerra – esse espaço mítico onde o próprio Marsé cresceu – ao exótico submundo de Xangai.
Para Daniel, um adolescente que cresce num bairro pobre de uma Barcelona em que as memórias da agonizante Guerra Civil ainda estão frescas, a vida é cinzenta e sem facilidades.
O Feitiço de Xangai foi adaptado ao cinema por Fernando Trueba."

Título: Divórcio em Buda
Autor: Sándor Márai
Género: Ficção Universal
Data de Lançamento: 18 de Outubro
Sinopse:
"O último expediente chegado à mesa de trabalho de Kristóf Kómives, juiz na Budapeste de entre guerras, é o divórcio dos Greiner. Mais um caso, não fosse o nome de solteira da mulher, Anna Fazekas, fazer o magistrado perder a sua imutável serenidade.
Divórcio em Buda, tal como As Velas Ardem até ao Fim e A Herança de Eszter, assinala o maravilhoso contraponto entre o fim de uma época esplendorosa – talvez o maior expoente alcançado pela cultura ocidental – e o dilema vital de personagens presos entre as suas misérias pessoais e o inevitável curso da História."

Título: Aristóteles e Alexandre
Autor: Annabel Lyon
Género: Ficção Universal
Data de Lançamento: 18 de Outubro
Sinopse:
"Este romance é uma ousada reconcepção de um dos mais intrigantes relacionamentos da História, entre o lendário filósofo Aristóteles e o seu mais famoso pupilo, o jovem Alexandre, o Grande.
Narrado na voz brilhantemente retratada de Aristóteles – de uma inteligência acutilante e muitas vezes de um humor bastante negro –, Aristóteles e Alexandre devolve-nos vividamente a Grécia da antiguidade através da história desta notável amizade entre duas figuras maiores, o inovador e o conquistador, de cujas visões do mundo ainda hoje encontramos ressonâncias."

Título: Doutor Fausto
Autor: Thomas Mann
Género: Ficção Universal
Data de Lançamento: 31 de Outubro
Sinopse:
"Redigido nos Estados Unidos, entre 1943 e 1947, e publicado dois anos depois, Doutor Fausto, o mais enigmático, significativo e genial romance de Thomas Mann, descreve a biografia imaginária de um compositor que, à semelhança de Nietzsche, desafiou a loucura para assumir todo o sofrimento de uma época, e em cujo percurso se pressente o eco trágico do triunfo e do apocalipse da Alemanha hitleriana.
Nova edição."

Além destes, serão também lançadas as seguintes obras: História do século XX, de Martin Gilbert a 18 de Outubro; e a 31 de Outubro A Tia Júlia e o Escrevedor, de Mário Vargas Llosa; Correcções, de Jonathan Franzen; Economia de Crise, de Nouriel Roubini e Stephen Mihm; e A Ponte - A Vida e a Ascenção de Barack Obama, de David Remnick.

Sem comentários: