31 de outubro de 2010

Novidades Dom Quixote para Novembro

Nas livrarias a 15 de Novembro:

Título: Novas Cartas Portuguesas
Autor: Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa
Colecção: Autores Língua Portuguesa
Sinopse:
"Nova edição de um livro que, no ano em que foi pela primeira vez publicado, em 1972, assumiu um papel central na queda do regime dirigido por Marcelo Caetano. Edição anotada e organizada por Ana Luísa Amaral, que orientou uma equipa de investigação formada por Ana Cristina Assis, Cacilda Lopes, Luís Filipe Costa, Lurdes Gonçalves, Maria de Lurdes Sampaio, Marinela de Freitas e Marta Pessanha Mascarenhas.
Com dois textos introdutórios, recuperados, de Maria de Lourdes Pintasilgo."

Título: Brevíssimo Inventário
Autor: Marcello Duarte Mathias
Colecção: Autores Língua Portuguesa
Sinopse:
"Compõem este volume três pequenos textos de Marcello Duarte Mathias, A Trouxe-Mouxe, conjunto de notas soltas, O Destino Velado, sobre o suicídio e a morte (1980), e Lembrar de Raízes, evocações de infância (1988).
Embora diversos, têm em comum o gosto e a prática do aforismo: a infância, a adolescência, as mulheres, o suicídio, a morte e as várias dimensões do tempo preenchem o essencial destas páginas que se cruzam e sobrepõem constituindo, à sua maneira, um só livro."

Título: Conhecimento do Inferno
Autor: António Lobo Antunes
Colecção: Autores Língua Portuguesa
Sinopse:
"Um romance que tem como fio condutor uma viagem solitária de carro pelo sul de Portugal. Em cada paragem, um desvio pelos atalhos da memória - em que reflexões sobre a prática psiquiátrica se entrelaçam nas lembranças da sua experiência na guerra colonial em Angola.
Edição comemorativa dos 30 anos da primeira edição."


Título: O Dia dos Prodígios
Autor: Lídia Jorge
Colecção: Autores Língua Portuguesa
Sinopse:
"O primeiro romance de Lídia Jorge, publicado em 1980, assumiu-se como um importante acontecimento literário, inaugurando uma nova fase na literatura portuguesa.
Edição comemorativa dos 30 anos da primeira edição."



Título: O Tempo das Crianças
Autor: Richard Zimler e Rasa Sekulovic (Organização)
Colecção: Ficção Universal
Sinopse:
"Para apoiarem a organização SAVE THE CHILDREN no seu trabalho para acabar com a violência contra as crianças, grandes autores de todo o mundo juntaram-se para criar uma fascinante antologia de contos sobre a infância.
Participações de Margaret Atwood, André Brink, Dulce Maria Cardoso, Mia Couto, Junot Díaz, Nadime Gordimer, Elizabeth Hay, Lídia Jorge, Etgar Keret, Alberto Manguel, Ondjaki, Judith Ravenscroft, Ali Smith, Katherine Vaz, Patrícia Volk, Richard Zimler."

Título: Um Traidor dos Nossos
Autor: John le Carré
Colecção: Ficção Universal
Sinopse:
"A Grã-Bretanha está mergulhada na recessão.
Um jovem académico de Oxford com tendências de esquerda e a namorada gozam férias durante a época baixa na ilha de Antígua.
Aí, cruzam-se com um milionário russo chamado Dima, dono de uma península e de um relógio de ouro cravejado de diamantes, que tem uma estranha tatuagem no polegar direito.
Desafiados por ele para uma partida de ténis, os jovens amantes ver-se-ão lançados numa tortuosa viagem que os levará a Paris, a uma casa nos Alpes suíços e aos obscuros claustros da City de Londres, onde serão confrontados com a perversa aliança desta com os Serviços Secretos britânicos."

Título: Gritos do Passado
Autor: camilla Lackberg
Colecção: Ficção Universal
Sinopse:
"Numa manhã de um Verão particularmente quente, um rapazinho brinca nas rochas em Fjällbacka – o pequeno porto turístico onde decorreu a acção de A Princesa de Gelo – quando se depara com o cadáver de uma mulher.
A polícia confirma rapidamente que se tratou de um crime, mas o caso complica-se com a descoberta, no mesmo sítio, de dois esqueletos."


Também serão publicadas as seguintes obras: O Cidadão Keil, de Rui Ramos e Por Uma Social Democracia, de Francisco Sá Carneiro.

Nas livrarias a 29 de Novembro:

Título: A Beleza e a Tristeza
Autor: Yasunary Kawabata
Colecção: Ficção Universal
Sinopse:
"Amor como doença e imortalidade, sexo como armadilha e vingança – são estes os temas que o autor, laureado com o Prémio Nobel, dramatiza com um poder friamente hipnotizador neste romance. No seu centro, encontra-se um destrutivo caso amoroso entre um escritor casado e uma adolescente, caso que os continua a assombrar passados mais de vinte anos desde o seu último abraço – e cuja amargura envenena todos aqueles que os rodeiam."

Título: Ascensão e Queda do Comunismo
Autor: Archie Brown
Colecção: História
Sinopse:
"Professor de política em Oxford, Archie Brown conta a história dos 70 anos e dos vários tipos de comunismo. O que causou o seu colapso? Porque durou tanto tempo? O que resta dele? “Soberbamente consistente”, escreveu o The New York Times."


Para além destes, também estarão nas livrarias: Viagegm ao Poder da Mente, de Eduardo Punset e Poder Presidencial em Portugal, de António Costa Pinto e André Freire.

Sem comentários: