Novidades Gradiva para Outubro

outubro 14, 2010

Já disponíveis nas livrarias estão estes dois livros:

Título: Arco, Barco, Berço, Verso
Autor: José Carlos de Vasconcelos e Raquel Pinheiro
Colecção: Gradiva/Júnior
Páginas: 48
Sinopse:

"As letras têm som e sentido, têm cara e corpo, às vezes até têm cheiro e cor. As letras e as sílabas que com as letras se formam, e as palavras que se formam com as sílabas. Na escola se aprendem as «primeiras letras» – e as letras, as sílabas, as palavras nos acompanham toda a vida. Assim devemos conhecê-las e amá-las desde a infância. E para melhor as conhecer e amar temos de as ler, ver, ouvir, de todas as formas possíveis. Temos mesmo de jogar e brincar com elas. É um pouco de tudo isto que neste livro se faz: Arco, Barco, Berço, Verso."

Título: História da Cultura em Portugal, Vol. III - As Navegações e as Origens da Mentalidade Científica
Autor: António José Saraiva
Colecção: Obras de António José Saraiva
Páginas: 168
Sinopse:
"A burguesia estava com efeito interessada na crítica aos valores tradicionais, escudo das instituições vigentes; estava interessada na livre discussão, porque só esta podia apear a tradição; estava interessada, por outro lado, no progresso da ciência mecânica, aceleradora de uma produção que encontrava vastos mercados recentemente abertos. Dentro desta atmosfera mental, o espírito de discussão, de análise crítica, de investigação dos factos encontrava amplo estímulo. No século XVI, a burguesia constituía o campo social que assegurava o livre surto do pensamento descobridor." - António José Saraiva

Também podemos contar com o novo livro de José Rodrigues dos Santos!

Título: O Anjo Branco
Autor: José Rodrigues dos Santos
Colecção: Obras de José Rodrigues dos Santos
Páginas: 680
Data de Lançamento: 22 de Outubro
Sinopse:
"José Rodrigues dos Santos, dando prova da sua já conhecida e reconhecida capacidade de renovação constante, continua a surpreender. Com efeito, no seu novo romance, adopta um registo mais intimista e revela outra faceta aos seus muitos leitores, numa atitude de desassombro e coragem que não deixará de empolgar e até emocionar. Este é um livro que todos os portugueses sentirão como muito próximo – pelas experiências, pelos acontecimentos narrados, pela repercussão dos factos. Mais um acontecimento editorial a não perder."

E os restantes serão lançados a dia 25 de Outubro:

Título: Os Números e os Jogos
Autor: John H. Conway
Colecção: Trajectos/Ciência
Páginas: 316
Sinopse:
"Os Números e os Jogos é um daqueles raros livros que vêem a luz do dia num momento de energia criativa e permanecem influentes durante mais de um quarto de século. Escrito originalmente com o intuito de definir a relação existente entre teorias de números transfinitos e jogos matemáticos, o resultado revelou-se um guia matematicamente sofisticado mas profundamente aprazível de teoria dos jogos. Nesta obra, John H. Conway apresenta a nova classe dos números surreais, que inclui os números reais e os números ordinais, aplicando-a à sua análise matemática das estratégias de jogo.
Esta edição da obra original foi actualizada com os desenvolvimentos recentes na área matemática da teoria dos jogos."

Título: Os Quadros da História de Portugal
Autor: Alberto Sousa, Chagas Franco, João Soares e Roque Gameiro
Colecção: Fora de Colecção
Páginas: 172
Sinopse:
"Livro ilustrado por Roque Gameiro, com prefácio de Mário Soares e introdução à presente edição de Guilherme d’Oliveira Martins. Primeira edição em 1917.

Uma súmula inesquecívelda História de Portugal, na evocação dos acontecimentos marcantes e exemplares, animados pelas mais clarividentes e heróicas figuras. Publicada originalmente num momento trágico da história europeia (I Grande Guerra), esta reedição surge num tempo em que importa vencer a decepção e a descrença, e alimentar a confiança cívica dos Portugueses."

Título: As Quatro Dimensões do Doente Depressivo
Autor: Francisco Alonso-Fernández
Colecção: Trajectos
Sinopse:
"O livro que pretende recolocar a ênfase no doente enquanto pessoa, com todas as suas referências sociais, pessoais, etc. Que se recusa a a falar apenas de métodos, classificações, formatações e procura entender a pessoa, na sua Humanidade, advogando que se repense a psiquiatria em geral. Dirigido a profissionais da área, mas também aos doentes e seus familiares. A linguagem, por vezes «técnica», não deixa de ser compreensível.

Se a obra As Quatro Dimensões do Doente Depressivo mais méritos não tivesse, teria pelo menos o condão de colocar de novo o doente depressivo no centro da problemática médico-psiquiátrica e psicológico-social: o doente em detrimento da doença, a circunstância em lugar do destino e da fatalidade.

Nesta obra o autor ousa interrogar-se e interrogar os leitores sobre as profundíssimas ligações bio-psico-sociais e as intrincadas relações etológico-éticas que de alguma forma definem a humanidade do homem, criando um novo modelo de entendimento do adoecer depressivo. O autor descreve em linguagem sugestiva e viçosa, sem todavia descurar o rigor, as quatro dimensões do doente depressivo, apresentando-as como se do Homem Total irradiassem quatro eixos luminosos e estes – total ou parcialmente – , por razões etiológicas diversas, tivessem perdido o brilho ou mesmo a luz.

Francisco Alonso-Fernández revela-se nesta obra um cientista multifacetado, um pensador que alia a sua vasta e ecléctica cultura ao rigor científico, alguém que liga a longa e sólida experiência clínica à frescura da novidade, um autor atento às complexas questões do seu tempo, um homem aberto à reformulação dos conceitos, por mais enraizados que estes estejam. "

Título: Quero um Emprego!
Autor: Ana Rute Silva, Elisabete de Sá, Luís Villalobos e Raquel Almeida Correia
Colecção: Fora de Colecção
Páginas: 216
Sinopse:
"Numa altura em que o desemprego em Portugal atingiu níveis históricos e há cada vez mais pessoas com dificuldades em entrar no mercado de trabalho, é fundamental perceber os passos a seguir para conseguir um emprego ou melhorar as condições de trabalho.

Este livro, concebido a pensar na realidade nacional, escrito por jornalistas de economia do Público e do Jornal de Negócios, com a contribuição de mais de duas dezenas de especialistas e repleto de casos reais, apresenta-se como uma ferramenta de apoio a quem procura o primeiro emprego, a quem tem emprego e quer melhorar ou mudar e a quem ficou desempregado e quer voltar a trabalhar.

A obra, prática e informativa, com uma escrita dinâmica, aborda a questão do emprego com a seriedade e a atenção que o assunto merece. Não existem fórmulas mágicas para este problema. O que aqui se relata são factos. Cabe ao leitor percorrer o seu próprio caminho."

Título: A Mimi no Espaço
Autor: Korky Paul e Valerie Thomas
Colecção: Gradiva/Júnior
Páginas: 28
Sinopse:
"Três, dois, um... uau!
A Mimi e o Rogério vão fazer uma viagem espacial! Por entre satélites e discos voadores, a Mimi descobre um simpático pequeno planeta onde fazer um piquenique. É então que um grupo de estranhas criaturas decide juntar-se a eles, a Mimi vai precisar de muita magia para a ajudar a salvar o dia!"

Título: Eternus 9 - A Cidade dos Espelhos
Autor: Victor Mesquita
Colecção: Fora de Colecção
Páginas: 96
Sinopse:
"O regresso de Eternus 9: «Um Messias para a Banda Desenhada portuguesa», revista Ler, Março de 2009. "

You Might Also Like

0 comentários