10 de fevereiro de 2011

Booking Through Thursday - Inícios de Carreira

Há algo de maravilhoso em acompanhar o início da carreira de um autor — em ser uma das primeiras pessoas a lê-​lo e admirá-​lo, antes de se tornarem grandes sucessos.
Que autores tiveste a sorte de descobrir no início das suas carreiras?
E, se nunca tiveste essa oportunidade, que autores gostarias de ter descoberto mesmo no início?

Penso que quase todos os autores que já li tinham algum sucesso nas suas carreiras no momento em que peguei nos seus livros. Se calhar por pecado meu, não tenho a tendência de ler autores completamente desconhecidos. Normalmente compro livros de autores que já conheço e gosto, ou no caso de experimentar um autor novo, tenho o cuidado de ver que tipo de críticas ao livro é que existem para me poder decidir na sua compra.

Contudo, há duas excepções: José Luís Peixoto e Stephanie Meyer. Não que estivessem em início de carreira ou que não tivessem sucesso. No caso de José Luís Peixoto, o primeiro livro que li foi Uma Casa na Escuridão e adorei. Na altura ainda não era um autor muito conhecido e não tinha a exposição que tem agora apesar de, por essa altura, já ter na bagagem o Prémio Literário José Saramago (2001). Por isso, gosto de pensar que comecei a acompanhar as obras deste autor quando ele ainda estava a começar.

No caso de Stephanie Meyer, li os seus 3 livros da saga Twilight muito antes desta euforia toda, pelo menos cá. Lembro-me de entrar numa livraria, a capa chamar-me à atenção e até gostar do que li na contracapa. Uma amiga acabou por me emprestar o livro e assim li os 3 da saga, já não tendo paciência para o quarto... Nesta medida, considero que por cá, li os livros da Stephanie Meyer antes daquele "hype" todo relacionado, depois, também com os filmes.

Contudo, de raíz mesmo, penso que nunca acompanhei nenhum escritor desde o início da carreira dele. Até porque quando os descubro é, precisamente, porque deram esse salto e fico com curiosidade para os ler.
Quanto a algum autor que gostaria de ter acompanhado desde o início da sua carreira, estou a lembrar-me agora de George R. R. Martin. Porquê? Porque estou quase a acabar A Guerra dos Tronos e só penso "como é que eu ainda não tinha lido isto?!" hehehe

1 comentário:

Diana disse...

eu também ja lia Stephanie Meyer ainda antes de ser falada!

o que eu gostava de ter descoberto era a Nora Roberts e Sherrilyn Kenyon ! Apesar de nunca ter ouvido falar desta última antes de ter comprado o Amante de Sonho!