1 de junho de 2011

"A Serpente de Pedra", de Jason Goodwin: um thriller que reúne aventura, História e o exotismo bizantino

Em Outubro de 2010, a Porto Editora deu a conhecer o eunuco Yashim Togalu, protagonista de O Fogo de Istambul, da autoria do inglês Jason Goodwin. No dia 7 de Junho, este fugaz detective regressa em A Serpente de Pedra, um thriller repleto de acção, enigmas e misticismo, em que Yashim tem de passar por um conjunto de peripécias para provar a sua inocência num homicídio.
Paralelo às aventuras deste herói, é-nos transmitido o exotismo e heterogeneidade da cidade de Istambul do século XIX, composta por comunidades de vários credos, nacionalidades e culturas.

Título: A Serpente de Pedra
Autor: Jason Goodwin
Páginas: 320
Sinopse:
"Istambul, 1838. No seu palácio no Bósforo, o sultão Mahmud II, arquitecto da reforma otomana, está à beira da morte e a cidade agita-se com rumores e sobressaltos.
A chegada inesperada de um arqueólogo francês decidido a encontrar os tesouros bizantinos perdidos provoca grande alarido entre a comunidade grega. Yashim Togalu, o detetive sagaz e diligente, que brilhantemente resolveu os misteriosos homicídios em O Fogo de Istambul, é de novo chamado para investigar a situação. Mas quando o corpo mutilado do arqueólogo é encontrado à porta da embaixada francesa, eis que apenas se perfila um único suspeito: o próprio Yashim.
Com o número de mortos a aumentar, Yashim terá de lutar contra o tempo para provar a sua inocência e desvendar o enigma que se oculta por detrás das ruas escuras e exóticas de uma Istambul que guarda segredos de muitos séculos.
Neste segundo volume protagonizado pelo detetive Yashim Togalu, Jason Goodwin entrelaça com mestria os sentimentos das várias comunidades que compunham o prodigioso mosaico cultural da Istambul otomana."

Podem ler as primeiras páginas aqui: http://recursos.portoeditora.pt/recurso?&id=2747172

Sem comentários: