Harry Potter and the Chamber of Secrets - Opinião

agosto 20, 2011

Título: Harry Potter and the Chamber of Secrets (audiolivro)

Autor: J. K. Rowling (narrado por Stephen Fry)
Editora: Bloomsbury
Sinopse (do Goodreads):
"Harry can't wait for his holidays with the dire Dursleys to end. But a small, self-punishing house-elf warns Harry of mortal danger awaiting him at Hogwarts School. Returning to the castle nevertheless, Harry hears a rumour about a chamber of secrets, holding unknown horrors for wizards of Muggle parentage.
Now someone is casting spells that paralyse people, making them seem dead, and a terrible warning is found painted on the wall. The chief suspect - and always in the wrong place - is Harry. But something much darker has yet to be unleashed."


Opinião:

Depois de termos ficado a conhecer o mundo e as personagens de Hogwarts, no primeiro livro, neste segundo a autora dedica-se ao desenvolvimento desse mesmo mundo e das suas personagens. Depois das férias de Verão, passadas no mundo "humano", volta-se a Hogwarts para mais um ano lectivo. Para variar, a estadia de Potter com os Dursleys não foi das melhores, fazendo com que ele se voltasse a sentir como excluído e fora de contexto com eles.

Voltados a Hogwarts, Harry, Ron e Hermione voltam às suas aventuras, desta vez tentando descobrir o mistério que ronda a Câmara dos Segredos. Tudo começa quando alguns estudantes aparecem petrificados num dos corredores de Hogwarts, fazendo com que a lenda sobre essa Câmara ressurja. E, como a curiosidade é mais forte, os três decidem perceber se ela realmente existe ou não e quem, ou o quê, está por detrás dos ataques aos alunos.
Para além disso, temos o descrever do dia-a-dia em Hogwarts: as aulas, o Quidditch, o desenvolvimento das personagens e a introdução de algumas novas: o Professor Lockhart e Dobby, um elfo. Porém, achei estas personagens irritantes e até mesmo vazias, mais no caso de Lockhart.

Contudo, posso dizer que gostei do livro. Não tanto como do anterior, mas gostei. Penso que neste, o ritmo narrativo abrandou um pouco, até para contar um pouco da história passada de algumas personagens e até sobre a origem da lenda da Câmara, e tudo caminha de uma maneira mais ou menos estável para o clímax que surge nos capítulos finais.

Como foi a primeira vez que ouvi um audiolivro, destaco, desde já, a excelente qualidade da narração por parte de Stephen Fry! Não sabia como me ia dar com este tipo de "leitura", mas adorei! O Stephen consegue transportar-nos para o centro da história e adorei as vozes e as entoações próprias que dá a cada personagem. Simplesmente adorei!

4/6 - Bom


You Might Also Like

0 comentários