Booking Through Thursday - História

agosto 25, 2011

Às vezes sinto que sou a única pessoa que conheço, que acha fascinante ler sobre história. Tem imensas histórias reais, surpreendentes, sobre pessoas levadas ao limite e como elas reagiram a tal. Estou sempre a dizer aos meus amigos que um bom livro de história (em oposição a alguns livros escolares que são somente listas e datas) faz tudo o que um bom romance faz - cativa-te com personagens reais que fazem coisas extraordinárias.
Serei a única pessoa que se sente assim? Quando foi a última vez que leste um livro de história? Biografia histórica? Tu sabes, qualquer coisa que se passou no passado mas que foi REAL.

Sempre gostei de história, de olhar para trás e ver o percurso que o mundo teve desde os primórdios até agora. Contudo, fora os manuais escolares e alguns capítulos de livros que li para investigação, nunca peguei num livro só de história para ler. Normalmente agarro-me aos romances históricos que retratam uma época, um país, uma sociedade mas com uma narrativa ficcional. Penso que o mais próximo que tive de um livro deste tipo foi o The Lady Elizabeth, de Alison Weir, que retrata os anos iniciais da vida da que viria a ser a Rainha Isabel I de Inglaterra. E apesar de, neste caso, os factos estarem todos bem documentados (à excepção de um), uma pessoa pode somente imaginar como seriam os diálogos, ou o que Elizabeth sentia realmente. Porém, foi um livro apaixonante e que dá uma imagem muito clara do que foi a vida de Elizabeth e dos tempos conturbados do reinado dos Tudor.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Eu gosto bastante de livros sobre épocas históricas ou que retratem a vida noutras épocas. Gostei: "A outra rainha" e "A máscara de Ababol". Também adorei "A sétima tapeçaria"... e assim que me lembre agora mais nenhum.

    ResponderEliminar