A Tormenta de Espadas - Opinião

agosto 05, 2012

Título: A Tormenta de Espadas (As Crónicas de Gelo e Fogo - Livro 5)
Autor: George R. R. Martin
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 538
Sinopse:
Esta sinopse contém spoilers para quem não leu ou ainda está a ler os volumes anteriores. Por isso, deixo o link para a mesma aqui.

Opinião:

Se os dois volumes anteriores foram um pouco mais mornos em termos de acontecimentos, em A Tormenta de Espadas a narrativa ganha novo fôlego. E de que maneira! Este livro é só metade do livro original (A Storm of Swords) mas podemos já adivinhar que a segunda parte será cheia de emoções, uma vez que parece que tudo se está a compor para o que aí vem. Há algumas reviravoltas surpreendentes que não permitem que o livro tenha momentos mortos e até algumas personagens que não tiveram tanto interesse nos livros anteriores passam por experiências que as fazem voltar a ter interesse. Mais uma vez, Tyrion, Jon e Daenerys for the win!

Mais uma vez, o grande forte de toda esta saga são as personagens. Acho que falo disso sempre que comento esta saga, mas é a verdade. As personagens evoluem, acontecem-lhes coisas que as fazem crescer e que faz com que aumente, também, o nosso fascínio por elas. Mesmo aquelas personagens que estão do lado dos "maus", digamos assim, são personagens de que passamos a gostar e a olhar até com admiração. Todos têm os seus interesses e todos são humanos: sofrem, têm medos, querem vingança ou justiça e todos têm as suas fragilidades. Todos, no fundo, querem o melhor para si e para os que lhes são próximos. E são os vários pontos de vista presentes nos vários capítulos, contados por uma personagem diferente, num sítio diferente, que nos oferecem essa perspectiva multidimensional. Não há uma só verdade e quem é bom para uns é visto como mau para outros, e vice-versa. Tudo é relativo, principalmente num território que se encontra mergulhado na guerra e no caos.

Quanto ao enredo, não posso revelar nada porque não quero spoilar ninguém. Mas preparem-se para grandes surpresas e muita emoção! Até agora, apesar de ser só metade do original, este é o meu volume preferido da saga. Estou super entusiasmada para saber o que se segue e espero ainda mais surpresas. Se não voltar aqui, é porque o meu coração não aguentou! Hehehehe!

6/6 - Excelente

You Might Also Like

0 comentários