Trilogia Favole - Opinião
agosto 07, 2012
Título: Trilogia Favole (#1 Lágrimas de Pedra; #2 Liberta-me; #3 Gélida Luz)
Autor: Victoria Francés
Editora: VitaminaBD
Páginas: 48 (cada livro)
Sinopse (do Goodreads):
Autor: Victoria Francés
Editora: VitaminaBD
Páginas: 48 (cada livro)
Sinopse (do Goodreads):
"Donzelas à beira da morte, lânguidas imagens erguendo-se por detrás de uma lápide, castelos carregados de mistérios, lagos obscuros no meio de bosques banhados pelo luar...
Chega agora Favole um livro ilustrado de grande beleza que se junta a esta corrente de uma forma original ao combinar ilustrações com textos carregados de poesia. Favole converte-se assim numa novela ilustrada dividida em três capítulos, um estilo de livro que agrada a todos os públicos, mas em particular ao feminino.
Vampiros, violinos, Veneza... Um mundo onírico retratado em 48 páginas que marcam a estreia profissional de Victoria Francés, ilustradora espanhola de apenas 23 anos cujo nome se vai tornar grande nos próximos anos."
Opinião:
Como os livros são pequenos, achei que podia fazer uma crítica reunindo aquilo que eu achei desta trilogia no geral. A capa é de uma edição que contém a trilogia completa, embora eu tenha lido os três livros individuais. Deixo, desde já, o link para o site da Victoria Francés para que possam ver vários desenhos e ilustrações suas: aqui.
A primeira coisa que nos salta à vista, claro, são as ilustrações belíssimas de Victoria Francés. As imagens são de florestas, cemitérios perdidos, vampiros, donzelas cujas almas habitam as florestas que rodeiam castelos e outros lugares do imaginário desta trilogia. Os desenhos são mesmo qualquer coisa de extraordinário para quem gosta de imagens do estilo gótico. E, para além disso, a escrita é igualmente bela, poética e tem claramente a influência do Romantismo do século XVIII e XIX. Fala-nos das paisagens lúgubres onde habitam estes seres especiais, no limbo entre este mundo e o outro, de amores não concretizados e não correspondidos, de esperanças vãs, de melancolia e de morte. A escrita e as imagens formam uma união perfeita, lembrando-nos um pouco os contos de fadas, lendas pagãs de outros tempos e transportam-nos para aqueles castelos misteriosos, para as florestas onde pouca luz penetra, para a presença daquelas jovens mulheres que deambulam no tempo e no espaço. Todos parecem espectros de vidas passadas, de uma existência que só persiste nas memórias de cada um. Existências cheias de saudade, de tristeza, de arrependimento e de amores trágicos.
No primeiro livro, Lágrimas de Pedra ficamos a saber a história de algumas raparigas que o vampiro Ezequiel, "monarca do país dos espectros", transformou ao alimentar-se do seu sangue. Vagueiam agora pelas florestas, pelos lagos e pântanos, para sempre errantes. Mas ficamos a saber a história de Favole, a mulher que ele mais amou e que não conseguiu condenar a uma existência de sangue e morte.
No segundo livro, Liberta-me, seguimos a busca de Favole pelo seu amante, desde Veneza até à Roménia, encontrando outros seres cujas características se confundem entre deidades femininas e almas perdidas que deambulam por onde Favole passa.
Já no terceiro e último livro, Gélida Luz, Favole procura o caminho da sua salvação, a sua derradeira viagem, cruzando-se com várias figuras femininas que se encontram, também, no mundo dos espectros. O seu reencontro com Ezequiel é fantástico e o fim desta história não podia ser melhor.
Eu adorei estes livros. Pelas imagens que são maravilhosas, notando-se uma evolução do primeiro para o 3º livro que foi, sem dúvida, o meu preferido em termos de ilustração. E pelas palavras, pela poesia e pelos mundos oníricos que todo o imaginário desta trilogia evoca. Estes livros foram-me emprestados mas são daqueles que, mais tarde, quando puder, vou certamente comprá-los. São verdadeiras obras de arte e evocativos de um período artístico e literário de que gosto bastante.
6/6 - Excelente
3 comentários
Oi! Eu gostaria de saber aonde foi que você consegui o livro em português. Onde foi que você comprou? Você leu em português ou leu em espanhol mesmo? Se você conhece algum site seguro em que eu possa comprar a trilogia em português, por favor, me envie:
ResponderEliminaringri_silva10@hotmail.com
De preferência, eu gostaria de adquirir os livros separados uns dos outros. Três livros ao invés de um só.
Obrigada!
Olá! Queria saber se você encontrou o livro em português também. Pesquisei e não achei nenhuma versão em português.
ResponderEliminarObrigada!
Nani, eu li os livros em português, tal como os títulos indicam, no início do post. Os livros não são meus, foram emprestados, e quem me emprestou já os comprou há alguns anos, por isso não faço ideia onde a pessoa comprou.
ResponderEliminar