Trilogia Favole - Opinião

agosto 07, 2012

Título: Trilogia Favole (#1 Lágrimas de Pedra; #2 Liberta-me; #3 Gélida Luz)
Autor: Victoria Francés
Editora: VitaminaBD
Páginas: 48 (cada livro)
Sinopse (do Goodreads):
"Donzelas à beira da morte, lânguidas imagens erguendo-se por detrás de uma lápide, castelos carregados de mistérios, lagos obscuros no meio de bosques banhados pelo luar...
Chega agora Favole um livro ilustrado de grande beleza que se junta a esta corrente de uma forma original ao combinar ilustrações com textos carregados de poesia. Favole converte-se assim numa novela ilustrada dividida em três capítulos, um estilo de livro que agrada a todos os públicos, mas em particular ao feminino.
Vampiros, violinos, Veneza... Um mundo onírico retratado em 48 páginas que marcam a estreia profissional de Victoria Francés, ilustradora espanhola de apenas 23 anos cujo nome se vai tornar grande nos próximos anos."

Opinião:

Como os livros são pequenos, achei que podia fazer uma crítica reunindo aquilo que eu achei desta trilogia no geral. A capa é de uma edição que contém a trilogia completa, embora eu tenha lido os três livros individuais. Deixo, desde já, o link para o site da Victoria Francés para que possam ver vários desenhos e ilustrações suas: aqui.

A primeira coisa que nos salta à vista, claro, são as ilustrações belíssimas de Victoria Francés. As imagens são de florestas, cemitérios perdidos, vampiros, donzelas cujas almas habitam as florestas que rodeiam castelos e outros lugares do imaginário desta trilogia. Os desenhos são mesmo qualquer coisa de extraordinário para quem gosta de imagens do estilo gótico. E, para além disso, a escrita é igualmente bela, poética e tem claramente a influência do Romantismo do século XVIII e XIX. Fala-nos das paisagens lúgubres onde habitam estes seres especiais, no limbo entre este mundo e o outro, de amores não concretizados e não correspondidos, de esperanças vãs, de melancolia e de morte. A escrita e as imagens formam uma união perfeita, lembrando-nos um pouco os contos de fadas, lendas pagãs de outros tempos e transportam-nos para aqueles castelos misteriosos, para as florestas onde pouca luz penetra, para a presença daquelas jovens mulheres que deambulam no tempo e no espaço. Todos parecem espectros de vidas passadas, de uma existência que só persiste nas memórias de cada um. Existências cheias de saudade, de tristeza, de arrependimento e de amores trágicos.

No primeiro livro, Lágrimas de Pedra ficamos a saber a história de algumas raparigas que o vampiro Ezequiel, "monarca do país dos espectros", transformou ao alimentar-se do seu sangue. Vagueiam agora pelas florestas, pelos lagos e pântanos, para sempre errantes. Mas ficamos a saber a história de Favole, a mulher que ele mais amou e que não conseguiu condenar a uma existência de sangue e morte.
No segundo livro, Liberta-me, seguimos a busca de Favole pelo seu amante, desde Veneza até à Roménia, encontrando outros seres cujas características se confundem entre deidades femininas e almas perdidas que deambulam por onde Favole passa.
Já no terceiro e último livro, Gélida Luz, Favole procura o caminho da sua salvação, a sua derradeira viagem, cruzando-se com várias figuras femininas que se encontram, também, no mundo dos espectros. O seu reencontro com Ezequiel é fantástico e o fim desta história não podia ser melhor.

Eu adorei estes livros. Pelas imagens que são maravilhosas, notando-se uma evolução do primeiro para o 3º livro que foi, sem dúvida, o meu preferido em termos de ilustração. E pelas palavras, pela poesia e pelos mundos oníricos que todo o imaginário desta trilogia evoca. Estes livros foram-me emprestados mas são daqueles que, mais tarde, quando puder, vou certamente comprá-los. São verdadeiras obras de arte e evocativos de um período artístico e literário de que gosto bastante.

6/6 - Excelente

You Might Also Like

3 comentários

  1. Oi! Eu gostaria de saber aonde foi que você consegui o livro em português. Onde foi que você comprou? Você leu em português ou leu em espanhol mesmo? Se você conhece algum site seguro em que eu possa comprar a trilogia em português, por favor, me envie:
    ingri_silva10@hotmail.com
    De preferência, eu gostaria de adquirir os livros separados uns dos outros. Três livros ao invés de um só.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Olá! Queria saber se você encontrou o livro em português também. Pesquisei e não achei nenhuma versão em português.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Nani, eu li os livros em português, tal como os títulos indicam, no início do post. Os livros não são meus, foram emprestados, e quem me emprestou já os comprou há alguns anos, por isso não faço ideia onde a pessoa comprou.

    ResponderEliminar