TAG - A Minha Vida em Livros

março 20, 2014

Andava a apetecer-me responder a uma TAG e andei à procura de uma que fosse minimamente interessante aqui para o blog. Encontrei esta, A Sua Vida em Livros (que eu adaptei o título) que achei engraçada, no blog Ninhada Literária. Vamos às perguntas:

1. Escolhe um livro para cada uma das tuas iniciais.


Vou escolher só para as inicias do meu primeiro e último nome. Para a letra D escolho Dissolution, de C. J. Sansom. Um livro de crime e mistério que se passa durante o reinado de Henrique VIII. Adoro crime e mistério, adoro os Tudor, adorei este livro. Quero ver se leio o livro seguinte ainda este ano. Para a letra M foi tão difícil!! Escolho o Mabinogion, um conjunto de mitos e lendas celtas de origem galesa, que foram compilados e traduzidos no século XIX por Lady Charlotte Guest. Dentro desses contos encontram-se alguns que mencionam o rei Artur e outras histórias clássicas da mitologia celta que são um verdadeiro deleite para quem se interesse por estes assuntos.

2. Conta a tua idade pelos livros da tua estante: qual é o livro? 


O livro que calhou foi o The Fellowship of the Ring, o primeiro livro da trilogia Lord of the Rings de J. R. R. Tolkien. Uma trilogia que li, finalmente, o ano passado e cada vez que falo nela, ou que me lembro dela, dá-me sempre vontade de a reler. É tão bom! Adorei perder-me naquele mundo e nas suas histórias.

3. Encontra um livro que se passe na sua cidade/região/país.


Bom, na minha cidade é um bocado complicado, mas vou alargar um bocadinho mais os limites e mencionar Os Maias de Eça de Queirós. É um livro que conto reler (não sei bem quando) porque apesar de o ter lido no secundário, acho que agora conseguiria apreciá-lo melhor.

4. Escolhe um livro que se passe num local que gostavas de conhecer.

  

Real ou imaginário? Ah pois... Se for imaginário, e para não ir ali ao Tolkien outra vez, gostava de ir a Avalon, como é retratada em As Brumas de Avalon, sem sombra de dúvida. Eu quero ir a Avalon!! Mas se falarmos de sítios reais, assim de repente, a Florença descrita em Inferno, de Dan Brown. É tudo tão vívido e tão cheio de história, arte, mistério, que eu dava por mim a ler o livro com o Google Maps ao lado e com imagens dos locais por onde a narrativa passava, e fiquei cheia de vontade de lá ir.

5. Escolhe a capa de um livro com a tua cor favorita:

A minha cor favorita é o preto e, por isso, vou escolher as capas da minha edição da HarperCollins da trilogia Lord of the Rings, do Tolkien, que são maioritariamente pretas. Podem vê-las aqui.

6. Que livro te traz boas lembranças?


O Nome da Rosa, de Umberto Eco. Eu passo a explicar. Na altura comprei o livro meio sem saber o que estava a trazer comigo. Sabia que era um livro considerado importante, uma daquelas obras que tem peso, para além do peso das suas folhas, e fui tentar a minha sorte. Mas foi o livro que me trouxe a curiosidade e o fascínio pela Idade Média e lembro-me de me deitar tardíssimo porque estava a ler o livro, completamente embrenhada na história. Tem passagens em latim, sem tradução? Tem. E continuo a não percebê-las. Mas o livro, para fim, é fascinante e traz-me à memória essa primeira descoberta do período medieval, que se tornou uma das minhas grandes paixões.

7. Qual o livro que tive mais dificuldade em terminar?


Não sei se foi o que tive mais dificuldade em terminar, mas foi o que me veio logo à cabeça: Persuasion, da Jane Austen. Não estava nada à espera que a leitura fosse tão aborrecida e com tão pouca acção. Li-o, mas foi uma leitura que me custou porque eu já dava por mim a ler na diagonal e a querer acabar o livro depressa para passar para outro. Não desgostei do livro, mas também não me satisfez.

8. Que livro ainda não lido me trará a maior sensação de "missão cumprida"?


Os Miseráveis, de Victor Hugo. Comecei a lê-lo, cheguei à página 100, acho eu, e depois parei. E ficou parado. Acho que quando conseguir ler Os Miseráveis de uma ponta à outra, vai ser como se tivesse escalado o Monte Evereste e conseguido chegar ao topo. Vai ser "eu liiiiiii!!!" \0/

E chegámos ao fim da TAG. Espero que tenham gostado e, quem quiser, esteja à vontade para responder também.

You Might Also Like

0 comentários