O Dia da Mulher em Livros

março 08, 2018

Sei que tenho andado desaparecida em combate, mas ainda estou viva! E como hoje se celebra o Dia da Mulher, decidi que era uma boa desculpa para vir aqui falar de livros escritos por mulheres. 

Normalmente quando pego num livro, o meu interesse é unicamente pelo tema da narrativa. A história tem de ser algo com potencial de me cativar ou simplesmente de responder às minhas necessidades literárias daquele momento. Posto isto, nunca pego num livro pensando que é escrito por um homem ou por uma mulher. É-me indiferente, estou interessada em histórias boas e cativantes. No entanto, há tão boas escritoras mulheres como há bons escritores homens, mas, por alguma razão, a maioria dos livros que estão nas minhas estantes, lidos ou por ler, e ainda aqueles que quero vir a ler, são maioritariamente de autores masculinos. Será porque há maior publicidade para estes autores? Será que a indústria aposta mais em autores do que em autoras? Será que há algum tipo de descriminação nesse sentido? Sinceramente não sei a resposta, mas de facto encontram-se mais livros publicados por homens do que por mulheres e isso acaba por se reflectir na minha estante. Acontece o mesmo convosco?

Apesar de tudo, quando pensei em escrever este post fui pensando nos livros escritos por mulheres de que mais gostei e que me marcaram mais, pelas mais diversas razões, e percebi que esta lista é mais do que isso. É uma parte bem substancial da minha lista de livros favoritos de sempre. Não é só porque foram escritos por autoras, mas sim porque são livros fantásticos que tiveram importância na minha formação enquanto leitora, mas também enquanto pessoa. Acho que as mulheres escrevem com uma sensibilidade diferente e, muitas vezes, falam sobre temas e circunstâncias que nos são particularmente familiares e, por isso, acaba por haver uma ligação maior nossa a esses livros. Um dia, quando tiver tempo, gostava de reler alguns deles porque acho que valem a pena serem revisitados em vários estádios da nossa vida, principalmente aqueles que têm uma temática mais feminina, ligada à vida da ou das personagens. 

Posto isto, espero que possam retirar daqui algumas sugestões para as vossas leituras, mas que também dêem sugestões das vossas autoras preferidas. Não é que tenha falta de livros para ler, mas sugestões de livros bons são sempre bem-vindas! Aqui fica a minha singela lista, com os respectivos links para opiniões aqui no blog.


Beloved - Toni Morrison
Half of a Yellow Sun - Chimamanda Ngozi Adichie
The Bell Jar - Sylvia Plath
Jane Eyre - Charlotte Brontë
Little Women - Louisa Alcott
Trilogia Farseer - Robin Hobb
The Invention of Wings - Sue Monk Kidd
A Casa das Sete Mulheres - Leticia Wierzchowski
Todos os que li até agora da Agatha Christie

You Might Also Like

0 comentários