Como organizo as minhas leituras

novembro 05, 2019

Quer leiam muito ou pouco, quer tenham uma lista de 10 ou 100 livros por ler, manter um esquema de organização é importante para saber a quantas andam. Eu gosto de registar as minhas leituras para saber o que li, quando li e o que achei desse livro, mas também preciso de registar os livros que quero ler e que já tenho e aqueles que quero comprar. No meio desta salganhada toda, e para não perdermos o controle da coisa, ajuda a perceber o que funciona melhor para cada um de nós e que tipo de sistema se adequa melhor às nossas necessidades - se o digital ou analógico. Ou ambos! Por isso, venho aqui mostrar o que funciona para mim e, quem sabe, ajudar-vos na vossa organização também.

Formato Digital



  • Plataformas digitais | Aplicações



A plataforma que é, provavelmente, a mais conhecida dos leitores é, sem dúvida, o Goodreads. Aqui vocês podem organizar as vossas leituras de acordo com género, ano de leitura, se leram em formato digital ou em papel, em português, inglês ou noutra língua, adicionar os livros que querem ler, enfim... as combinações são quase infinitas e podem adequá-las àquilo que vos serve melhor. Eu uso o Goodreads há 10 anos e é a plataforma mais completa e útil que conheço no que toca à organização de livros. Podem acrescentar também a vossa opinião quando acabam de ler o livro, actualizar em que ponto do livro estão e classificá-lo no fim, com um sistema de estrelas que vão de 1 a 5.

Quanto às minhas leituras, organizo-as por ano, por género e formato. Tenho uma categoria para os meus livros favoritos, atribuo classificações, vou actualizando a minha leitura à medida que vou avançando e vou-me mantendo a par daquilo que as pessoas também vão lendo. Sendo uma rede social, é possível ver o que os outros andam a ler e, o que acontece muitas vezes comigo, decidir ler um livro mediante a cotação que ele tem no Goodreads e ler algumas opiniões antes de o comprar ou ler. Isto pode ser bom e pode ser mau. Às vezes ponho-me a pensar que tenho saudades de agarrar um livro sem saber nada sobre ele a não ser a sinopse na contracapa. Mas vivemos na era da informação e da comunicação e esta ferramenta pode ser bastante útil.

Outras plataformas

O Goodreads não é a única plataforma deste género. Existem outras, cada uma com o seu próprio estilo e funcionalidades, para poderem manter um registo daquilo que vão lendo. Deixo-as aqui caso queiram ir cuscar. Existem mais, mas estas foram as que encontrei:


  • Documentos - Folha Excel

Tenho também uma folha de Excel já há uns anos onde vou apontando as minhas leituras, as minhas compras, os livros que me são oferecidos e outras coisas que tais. Assim fico também com um registo para mim daquilo que vou lendo. Confesso que durante uns anos esse documento ficou esquecido, mas voltei a utilizá-lo este ano. Dá muito jeito porque podemos ficar com um registo anual do que vamos lendo e comprando, do dinheiro que gastamos em livros, de quantos lemos através de empréstimos à biblioteca, de quantas páginas lemos, se lemos mais autores masculinos ou femininos, em português ou noutras línguas... Permite várias leituras e através disso podemos, por exemplo, alterar alguns hábitos de leitura, ou comprometermo-nos a ler mais um tipo de livros ou autores, tornando as nossas leituras mais diversas, por exemplo.

Formato analógico

  • Moleskin Passions - Book Journal

Mas nada como um bom caderno e uma certa, certo? Eu pelo menos adoro escrever nesse sentido. O digital é mais rápido e prático, mas não abdico de um bom caderno para ir registando aquilo que leio também. Nesse sentido, tenho um Book Journal da Moleskine. Não sabem o que é? Espreitem aqui: Moleskine Passions - Book Journal

Aqui registo as minhas leituras por escrito, mas também listas minhas: os livros que quero ler brevemente, livros que me chamaram a atenção, livros que li e foram adaptados para filmes ou séries... É aquele acessório que não precisamos, mas que queremos! Além disso, acaba por ser o único formato físico que possuo onde o que leio vai sendo registado para memória futura. Mas se não tiverem um caderno destes, qualquer caderno serve para este propósito.


E vocês, como registam as vossas leituras? Têm algumas dicas para além destas?


You Might Also Like

0 comentários