Um Mapa Múndi das minhas leituras

novembro 12, 2019

Às vezes dou por mim a pensar que gostava de diversificar mais as minhas leituras - tanto em relação ao género e nacionalidades dos autores que leio, quer no que diz respeito ao cenário das próprias narrativas em si. Tenho plena noção de que o meu universo de leitura é o anglo-saxónico, mas gostava de mudar isso para poder ouvir/ler outras vozes, conhecer outras realidades, culturas e olhares.

Por isso, lembrei-me de fazer um Mapa Mundi e assinalar nele os locais por onde já passei! As pintas cor-de-rosa são os países que visitei através dos livros, mas não reflectem a nacionalidade dos autores.


Agora vamos a números e estatísticas para a coisa ter ainda mais peso e para perceber, de facto, o quão pouco diversas tendem a ser a maioria das nossas leituras. Em primeiro lugar, aqui fica uma (pequena) lista do número de livros que li cujas narrativas se passam nos países assinalados em cima. Quando se tratam de trilogias ou sagas, contabilizei apenas como 1.

EUA e Canadá - 29
Reino Unido - 41
Portugal - 16
Resto da Europa - 28
América do Sul - 7
África - 6
Ásia - 8
Austrália e Nova Zelândia - 1

Agora vamos às nacionalidades dos autores. Aqui já incluí autores de Fantasia, que não incluí na lista anterior por razões óbvias:

EUA e Canadá - 76
Reino Unido - 31
Portugal - 13
Resto da Europa - 24
América do Sul - 11
África - 4
Ásia - 3
Austrália e Nova Zelândia - 6

O que é que se conclui daqui? Algumas coisas. A saber:

- Há, claramente, um fascínio com o Reino Unido e com a Europa, uma vez que estes são os cenários preferidos pelos autores, mesmo que não sejam naturais desses países. Há americanos a escrever sobre o Japão e australianos a escrever sobre o Reino Unido, por exemplo. 
- Leio muito mais autores norte-americanos do que de qualquer outra nacionalidade. Isto não é propriamente novidade, mas não pensei que os números fossem estes! De facto o mercado em língua inglesa é muito maior e, por consequência, a oferta também o é e, por isso, as minhas leituras tendem a pender para autores desta nacionalidade.
- Só li um livro passado na Austrália. UM!!


O facto é que quando escolho um livro, escolho-o pelo tema, pela história em si, e não propriamente pela nacionalidade do autor. Isto só se torna relevante se queremos dar oportunidade a que outras vozes e realidades cheguem até nós e se queremos fazer um esforço consciente de ler para lá da nossa zona de conforto. E isto é algo em que gostava de apostar: ler livros passados no continente africano e na América do Sul, na Rússia, no Médio Oriente, no sudeste asiático... Queria ainda, sem dúvida nenhuma, ler mais autores portugueses ou de língua portuguesa. Afinal, devo conhecer o que se faz por cá também.

É curioso fazer este tipo de "descobertas" nas nossas leituras para perceber as nossas escolhas e se queremos mudar hábitos de leitura ou não. Eu quero! Quero ler outros autores e sobre outros países. Sair da minha zona de conforto e conhecer mais.

E vocês, têm noção dos locais que visitam com os vossos livros?

You Might Also Like

0 comentários