Introdução a Cosmere

junho 12, 2020


Não é fácil falar deste sistema, porque é bastante intrincado, mas quis resumir aqui o mais básico do mito de criação deste universo que dá origem a tudo o resto em cada um dos mundos que fazem parte de Cosmere. E, claro, sem dar spoilers. Por isso, se tiverem curiosidade sobre Cosmere e se estiverem a pensar, eventualmente, em ler algum dos livros que fazem parte dele, fica aqui este post de referência que vos pode aguçar a vontade de entrar neste mundo criado por Brandon Sanderson.

Afinal, o que é Cosmere?

Cosmere é o universo criado por Sanderson e que é constituído por vários mundos, nomeadamente: Roshar (The Stormlight Archive), Scadrial (Mistborn), Sel (Elantris) e Nalthis (Warbreaker). Cada um destes mundos tem um sistema próprio, mas o que os une é um mesmo mito de criação e uma só cosmologia. Estejam descansados porque, se nunca leram nada de Sanderson e se quiserem atirar aos seus livros, não precisam de nenhum conhecimento prévio sobre Cosmere, porque estes elementos vão sendo introduzidos nas respectivas histórias e é através deles que vamos sabendo mais sobre o que é Cosmere.

Este mito da criação parte de uma entidade misteriosa chamada Adonalsium. A dado momento, num evento chamado Shattering, o seu poder partiu-se em dezasseis fragmentos (Shards) que foram capturados por várias criaturas. Cada um desses fragmentos permitiu que essas criaturas ascendessem a deuses, sendo receptáculos desse poder (Vessels), cada um desses fragmentos representando um aspecto da natureza de Adonalsium. Alguns deles, são Odium, Honor e Cultivation (Roshar); Odium, Ruin e Preservation (Scadrial). 

Vários acabaram por se estabelecer em vários mundos, usando o seu poder para moldar o universo de Cosmere de várias formas, sempre a partir de personagens que, de forma consciente, conseguem aceder a esse poder distinto. Por isso, os vários mundos que compõem Cosmere têm sistemas de magia diferentes que derivam desses deuses, como a Allomancy e Feruchemy (Mistborn), o Surgebinding e Soulcasting (The Stormlight Archive). Cada sistema de magia é também chamado de Investiture, o que significa que algo ganhou uma porção da magia de Adonalsium. 

(imagem daqui)

Para além disto, existem três reinos de existência: o Mundo Físico, o Mundo Cognitivo e o Mundo Espiritual. Todos eles co-existem simultaneamente e tudo se relfecte em todos estes mundos, sendo que há personagens que têm acesso a mais do que um dos mundos. 

Este é o mais básico dos básicos sobre Cosmere e o seu mito da criação, que dá origem aos sistemas de crença e de magia em cada um dos mundos que compõem este universo. Há várias ramificações de todos estes elementos que era impossível reunir aqui sem haver spoilers, ou correndo o risco de este post nunca acabar, o que mostra a complexidade daquilo que Sanderson está a criar com os seus livros. Estes elementos vão-se apresentando aos leitores em todos os livros e compete ao leitor ir formando a imagem maior de todo este universo. 

No entanto, existem ajudas, claro! Se quiserem saber mais, mas correndo o risco de serem spoilados se nunca leram nada, ou se estão a meio de alguma leitura, há várias fontes dedicadas somente a Cosmere e deixo-vos aqui alguns links: 

You Might Also Like

0 comentários