Edgedancer - Opinião

junho 09, 2020



Antes de me atirar ao terceiro livro da saga The Stormlight Archive, de Brandon Sanderson, li este conto que se inclui entre as narrativas do segundo e do terceiro volume. Edgedancer segue uma personagem que nos foi apresentada em Words of Radiance e que só vimos uma vez: a jovem Lift.

Lift é uma rapariga com poderes que, à falta de melhor palavra, ela se refere como "awesomeness". Os seus poderes são potenciados através da ingestão de grandes quantidades de comida e isso, sinceramente, eu percebo. Também só consigo ser "awesome" se estiver bem alimentada... Lift é uma miúda arisca, perspicaz, teimosa e de personalidade muito forte, rebelde, que só faz o que lhe apetece e se recusa a seguir a carneirada. Isto já tinha ficado bem patente em Words of Radiance, mas aqui foi reforçado tendo em conta a narrativa. Este conto revela-nos que Lift vai para uma cidade, Yeddaw, no rasto de uma personagem que ela só conhece como Darkness e que procura pessoas com as mesmas capacidades de Lift, com o intuito de os matar.

As interacções de Lift com o seu voidbringer, Wyndle, são deliciosas e foram a minha parte favorita deste conto. Ambos são tão diferentes e complementam-se tão bem, uma vez que Lift quer sempre ultrapassar os limites e ser mais estouvada, dando um empurrão a Wyndle que é mais cauteloso e, até, medroso, acabando por refrear Lift em muitas das suas acções. Lift e Wyndle formam uma dupla maravilhosa e espero que apareçam mais no Oathbringer, porque gostei bastante deles e quero saber mais. Lift é uma personagem muito realista e é impossível não querer cuidar dela, ir com ela nas suas aventuras, dar-lhe na cabeça quando é preciso e sofrer com ela as suas dores.

Gostei muito de voltar a Roshar e de ler este conto antes do calhamaço que é Oathbringer. Foi uma excelente re-introdução a este mundo e às suas personagens, bem como à escrita exímia de Brandon Sanderson que concebe tão bem as suas personagens, enredo e mundo. Os restantes contos que fazem parte desta colectânea de histórias que complementam os livros principais sobre Cosmere, Arcanum Unbounded, ficarão para depois, porque agora vou-me dedicar a Oathbringer. E este conto só me fez ainda ter mais saudades de Kaladin, Dalinar, Adolin e Shallan. Por isso, com licença que vou ali até Roshar outra vez...

5/6 - Muito Bom

_________________________

Detalhes

Editora: Tor
Páginas: 272
Sinopse:
"Three years ago, Lift asked a goddess to stop her from growing older--a wish she believed was granted. Now, in Edgedancer, the barely teenage nascent Knight Radiant finds that time stands still for no one. Although the young Azish emperor granted her safe haven from an executioner she knows only as Darkness, court life is suffocating the free-spirited Lift, who can't help heading to Yeddaw when she hears the relentless Darkness is there hunting people like her with budding powers. The downtrodden in Yeddaw have no champion, and Lift knows she must seize this awesome responsibility."

You Might Also Like

0 comentários