Mês de Junho dedicado a Cosmere e a Brandon Sanderson

junho 02, 2020


Quem me acompanha pelo Instagram, já percebeu que voltei ao mundo criado por Brandon Sanderson: Cosmere. E é um pouco sobre isso que quero falar ao longo deste mês, para vos mostrar a riqueza deste mundo e para poderem acompanhar as minhas leituras. Neste momento estou a ler um conto, "Edgedancer", que complementa o mundo criado na saga The Stormlight Archive e que deve ser lido antes do terceiro livro, Oathbringer.

Mas calma, calma. Vamos começar pelo básico.

O que é Cosmere?

Brandon Sanderson é um autor de fantasia com várias sagas e trilogias publicadas que, ainda que sejam independentes entre si, fazem parte de um mesmo mundo comum, que é Cosmere. Cosmere é, então, uma espécie de universo partilhado pelos vários livros escritos pelo autor, um conceito que impulsiona a estrutura narrativa da sua obra. Cosmere tem várias ramificações através dos livros que fazem parte deste universo e que permite haver pontos de contacto entre eles, nomeadamente no que diz respeito à mitologia e à origem de tudo.

A primeira vez que tive contacto com o autor foi quando li, há uns anos, a trilogia Mistborn. Fiquei completamente apaixonada pela história, mitologia, mundo e personagens criadas pelo autor e decidi logo na altura que queria ler tudo o que Sanderson já escreveu. E, apesar de não estar ainda nem a meio, é algo que quero muito fazer e espero poder fazê-lo nos próximos tempos. Adorava tirar um ano sabático para me dedicar só aos livros de Sanderson e perceber toda a criação que está por detrás de tudo, porque sinto que isto é quase trabalho para uma vida, tal é a complexidade do universo que o autor cria.

Mas, então por que livros começar?

Bom, eu comecei com a trilogia Mistborn, que está publicada por cá sob o título Mistborn - Nascida nas Brumas. Não há propriamente um livro pelo qual devam começar, penso que podem começar por ler qualquer um que vá ao encontro dos vossos gostos e interesses. No entanto, o próprio Sanderson faz algumas sugestões nesse sentido no seu site, que podem consultar aqui. Mas, resumindo, não há uma ordem específica, desde que se leiam os livros por ordem dentro de cada trilogia ou série, e faz, ainda, recomendações se não forem leitores habituais de fantasia e não souberem nada sobre Cosmere.

E que livros fazem parte de Cosmere? 

Aqui fica a lista:

Saga Mistborn - Trilogia Original + The Wax and Wayne Series
Saga The Stormlight Archive
Elantris
Warbreaker

Como complemento têm ainda a colectânea de contos Arcanum Unbound, que oferece várias histórias que complementam os livros acima mencionados e que permitem uma maior compreensão deste mundo.


Explicar Cosmere e a obra de Sanderson é impossível num só post, por isso acho que este mês, durante a minha leitura de Oathbringer, irei explorar a riqueza deste mundo através de alguns posts. Se quiserem perceber um pouco mais ao pormenor o que raio é isto do Cosmere, podem ler este artigo bastante completo sobre o tema.

Para já, deixo-vos com este primeiro post para vos aguçar o apetite se quiserem entrar neste mundo. Brandon Sanderson é dos autores mais imaginativos com que já me deparei ao nível de fantasia e só posso recomendar a leitura da sua obra. Por isso, espero que me acompanhem durante esta jornada sobre a obra riquíssima deste autor.

Recomendo, ainda, o blog da Patrícia, o Ler Por Aí, que também embarcou nesta viagem por Cosmere, já leu mais do que eu e tem posts dedicados a Cosmere também.

Vamos viajar por Cosmere? :)

You Might Also Like

0 comentários