Radar Literário de Junho

junho 30, 2020

Eis-nos no fim de mais um mês e, por isso, sai mais uma edição do meu radar literário onde partilho convosco os livros que acrescentei à minha lista de livros que quero ler.

Este mês foi muito influenciado pelos protestos mais recentes contra o racismo, um pouco por todo o mundo. No início do mês, partilhei no Instagram uma lista com livros que quero ler de autores afro-americanos, africanos ou cujas narrativas se focam em personagens negras. A acrescentar a esses títulos, deixo-vos mais alguns livros que captaram a minha atenção durante este mês.


Dentro da temática que referi acima, para além da lista inicial que já tinha feito, acrescentei The Bluest Eye, da Toni Morrison, que escreveu um dos meus livros favoritos da vida, Beloved (que aconselho muito!); Invisible Man, de Ralph Ellison, da qual estudei alguns excertos na faculdade, mas que nunca li por inteiro; e White Teeth, de Zadie Smith, que se foca nas relações da Grã-Bretanha com países que, anteriormente, colonizou na África, Ásia e nas Caraíbas.

Adicionei, ainda, The Woman in Black, de Susan Hill, porque ando a sentir falta de romances góticos na minha vida e, no seguimento deste, adicionei também Mexican Gothic, de Silvia Moreno-Garcia, um romance que também segue esta linha do gótico, mas cuja narrativa se passa no México. Além destes, motivada pelo lançamento de 1794, de Niklas Natt och Dag, descobri o volume anterior, 1793, que me parece muito bem cotado e com uma narrativa muito interessante que apela bastante aos meus gostos.

Já em português, adicionei O Retorno, de Maria Dulce Cardoso, que nos fala sobre a descolonização das colónias portuguesas em África após o 25 de Abril; e O Paraíso Segundo Lars D. Kepler, de João Tordo, que é o segundo livro da sua Trilogia dos Lugares Sem Nome, que iniciei com O Luto de Elias Gro.

E aqui me findo. Conhecem algum destes? Já leram algum destes livros? Se sim, comentem!

You Might Also Like

0 comentários