Misery - Opinião

julho 17, 2020


Andava a querer ler mais livros do Stephen King desde que li o Carrie, e para quem está a começar na obra do autor, depois de fazer alguma pesquisa, percebi que este era um dos livros que tinha de ler. Nunca vi o filme, mas parti para este livro sabendo a premissa básica da história: um autor é mantido refém de uma mulher que é obcecada pelos livros desse autor, em especial de uma série de livros que tem como protagonista uma mulher chamada Misery. Paul Sheldon é mantido, assim, em casa de uma das grandes vilãs literárias de thrillers, Annie Wilkes.

Terminada esta leitura, tenho sentimentos mistos. Por um lado, gostei do enredo principal e das interacções entre Paul e Annie, a forma como a dinâmica se forma de modo a que Paul consiga sobreviver o mais tempo possível. Annie revela ser uma mulher verdadeiramente aterradora, uma vez que vicia Paul em analgésicos e tortura-o durante o tempo em que ele está em sua casa, até que ele reescreva o final da saga de livros Misery, de acordo com as ideias de Annie. Há cenas bastante perturbadoras, difíceis de ler e que mostram até que ponto uma pessoa se deixa ir como forma de sobreviver e poder salvar-se daquela situação.

O grande forte deste livro é, sem dúvida, Annie Wilkes, a vilã e antagonista. Annie é uma mulher com alguma ou várias patologias mentais graves que nunca são mencionadas, mas que tornam a sua loucura assustadora pelo seu grau de violência. No entanto, para além dos momentos mais explícitos, esta loucura apresenta-se também nos pequenos detalhes da forma como se apresenta, como se expressa, que vão dando pistas para aquilo que irá acontecer. Neste sentido, Annie é uma mulher imprevisível, porque nunca sabemos o que lhe vai dar na cabeça para fazer, havendo passagens que podem ser difíceis de ler porque são bastante gráficas. Este livro não é para os mais fracos de estômago, uma vez que há cenas muito violentas e gráficas, mas sem o serem ao ponto de pensarmos que está a cair no exagero, ou que aquelas cenas são puramente para chocar o leitor.

Porém, este livro também teve os seus contras, para mim, aspectos que não me permitiram desfrutar a 100% da leitura. Há partes aborrecidas nas quais King reflecte e divaga sobre a criatividade literária,  sobre o passado e as memórias de Paul, em momentos em que, de facto, não acontece nada no livro. Afinal, Paul está deitado numa cama, inválido, completamente dependente de Anne que nem sempre está presente. Além disso, há várias páginas não só sobre o processo de escrita do novo livro da série Misery, como vários capítulos desse livro. Ou seja, temos um livro dentro do livro. Sinceramente, não queria saber como ia acabar o livro que Paul estava a escrever, ou como ele iria resolver vários problemas literário, ou o porquê das suas escolhas ao nível da narrativa, ou sequer qual era a narrativa desse livro. Não senti que fosse relevante para a história, nem para as personagens, e fez com que eu praticamente saltasse a leitura dessas páginas. Para mim, isto tornou difícil a leitura, porque a seguir a momentos quase frenéticos ou de suspense entre Paul e Annie, King inseria estes momentos na história, o que acabava por quebrar o ritmo da leitura. Revirei muito os olhos e pensei muito "não quero saber".

Por outro lado, há momentos que são tão bem escritos, que verdadeiramente adensam o suspense, tornam as cenas mais violentas difícieis de digerir e, a certa altura, nos fazem questionar se o que estamos a ler é algo real ou imaginado por Paul. Porém, apesar de ter adorado e devorado estas partes, houve vários momentos em que não consegui desfrutar completamente da leitura deste Misery pelas razões que já descrevi acima. No entanto, considero o livro um bom thriller, com Annie Wilkes a ser a jóia deste livro, e quero continuar a ler a obra de Stephen King

4/6 - Bom

(Esta leitura conta para o desafio Mount TBR Reading Challenge 2020)

______________________

Detalhes

Lido no Kobo
Sinopse:
"Bestselling novelist Paul Sheldon thinks he’s finally free of Misery Chastain. In a controversial career move, he’s just killed off the popular protagonist of his beloved romance series in favor of expanding his creative horizons. But such a change doesn’t come without consequences. After a near-fatal car accident in rural Colorado leaves his body broken, Paul finds himself at the mercy of the terrifying rescuer who’s nursing him back to health—his self-proclaimed number one fan, Annie Wilkes. Annie is very upset over what Paul did to Misery and demands that he find a way to bring her back by writing a new novel—his best yet, and one that’s all for her. After all, Paul has all the time in the world to do so as a prisoner in her isolated house...and Annie has some very persuasive and violent methods to get exactly what she wants..."

You Might Also Like

0 comentários