Warbreaker - Opinião

dezembro 31, 2020



E com este livro, são dois livros do Sanderson lidos este ano. Warbreaker é mais um livro que se situa no universo de Cosmere, que tem alguns pormenores que vertem para Oathbringer e, nesse sentido, para quem se interessa por todas as ligações entre os livros, este deve ser lido antes do Oathbringer. Este é um "stand-alone", ou seja, não faz parte de nenhuma saga e pode ser lido individualmente sem conhecimento prévio de qualquer dos livros de Sanderson. Por isso, penso que este é uma das obras ideais para começarem a ler livros deste autor, se quiserem começar por algum lado.

Neste livro viajamos até ao reino de Hallandren, e mais especificamente à sua capital T'Tellir, rival do reino de Idris de onde as nossas duas personagens principais são: Siri e Vivenna. Como irmãs, filhas do rei de Idris, não podiam ser mais diferentes. Vivenna, a irmã mais velha, é educada, contida, modesta e treinada desde pequena para estar na corte e casar com o Deus-Rei de Hallandren, numa tentativa de apaziguar a tensão entre os dois reinos. Já Siri, livre destas obrigações, é mais irreverente, rebelde, questionadora e é ela que, num revés, acaba por ser enviada para casar com o Deus-Rei. Para além de Siri e Vivenna, temos ainda duas personagens enigmáticas cujas motivações nunca são muito claras, Denth e Vasher, que são mercenários, sendo que este último carrega consigo uma espada muito especial. No panteão dos deuses de Hallandren, temos o fantástico Lightsong, que providencia as melhores observações tiradas hilariantes do livro. Foi absolutamente delicioso conhecê-lo e foi um dos melhores aspectos deste livro.

Aqui, o sistema de magia tem a ver com o mundo das cores e vamos conhecendo o que é o BioChroma. À medida que a história vai avançando, vamos percebendo melhor como é que isso funciona e os vários níveis que existem do chamado BioChromatic Breath. Explicado de forma muito simples, toda a gente nasce com BioChromatic Breath, mas este é transmissível, de forma voluntária ou não, e por isso há pessoas que têm mais do que outras. Aqueles que têm em posse grandes quantidades de BioChromatic Breath conseguem dar vida a objectos inanimados. Durante este processo, as cores são drenadas de objectos mais próximos para ajudar, sendo que a falta de cor desses objectos passa a ser permanente. Os deuses de Hallandren, chamados de Returned, sobrevivem ao alimentarem-se de um BioChromatic Breath por dia, uma vez que é possível que um ser humano viva sem ele.

Mais uma vez, o desenvolvimento das personagens e o sistema de magia original são os pontos fortes do livro. Além disso, Sanderson traz novamente questões sobre as instâncias de poder e reflecte sobre a religião, o seu papel na sociedade, mas também sobre quem cria as suas estruturas e as suas divindades, e de como se forma uma mitologia e a quem, de facto, ela serve. Foi destas reflexões, de Siri e, sobretudo, de Lightsong  que me fizeram gostar deste livro. É fantástico ver o crescimento de Siri, ver como ela se adapta a uma realidade para a qual não estava minimamente preparada, bem como conhecer Lightsong que tem dos melhores momentos do livro. Não achei que este livro estivesse ao mesmo nível dos outros que li. Gostei do livro, das personagens, a história manteve-me interessada, mas não o adorei - faltou-lhe qualquer coisa de épico a que Sanderson já me habituou. Ainda assim, não adivinhei os acontecimentos finais do livro e a forma como as coisas se iam desenrolar, facto inesperado de que gostei muito, mas não o suficiente para adorar o livro.

Ainda assim, considero um bom livro dentro do universo de Cosmere, tem os aspectos característicos que já são a marca de Sanderson, como o sistema de magia original e o desenvolvimento das personagens que são centrais à sua narrativa, e é um excelente ponto de partida para os que se querem aventurar por Cosmere e não sabem bem por onde começar.

4/6 - Bom

____________________

Detalhes

Editora: Gollancz
Páginas: 656
Sinopse:
"Warbreaker is the story of two sisters, who happen to be princesses, the God King one of them has to marry, the lesser god who doesn't like his job, and the immortal who's still trying to undo the mistakes he made hundreds of years ago.

Their world is one in which those who die in glory return as gods to live confined to a pantheon in Hallandren's capital city and where a power known as BioChromatic magic is based on an essence known as breath that can only be collected one unit at a time from individual people.

By using breath and drawing upon the color in everyday objects, all manner of miracles and mischief can be accomplished. It will take considerable quantities of each to resolve all the challenges facing Vivenna and Siri, princesses of Idris; Susebron the God King; Lightsong, reluctant god of bravery, and mysterious Vasher."

You Might Also Like

1 comentários

  1. Olá Diana,
    Tb gostei bastante do Warbreaker. Sabes que no site no autor há uma espécie de Guia de leitura, com as notas que ele foi fazendo em cada capítulo?
    Este, como o edgedancer, são livros complementares aos stormlight mas que funcionam muito bem a solo.
    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar