Balanço de Leituras de 2020

dezembro 28, 2020

 


Relativamente a leituras, 2020 foi um ano como eu já não tinha há muito. Recomecei a ler por prazer, voltei à Fantasia e, comparando com os últimos 5 ou 6 anos, li muito mais do que o habitual porque voltei ao meu ritmo normal de leitura. O grande responsável disto foi o fim do doutoramento, que me permitiu ter mais disponibilidade mental e de tempo, mas também a pandemia acabou por ajudar nesta situação, uma vez que estivemos fechados em casa mais de 2 meses. O conjunto destes factores levou a que eu voltasse ao meu "eu" literário, com mais tempo e vontade para ler, para actualizar o blog e para ser mais activa nas redes sociais, que é como quem diz Instagram. Eu adoro ver posts de balanços anuais ou mensais e gosto muito de os fazer também. Como estamos a acabar o ano de 2020, está na altura de balanços literários e, por isso, vamos a isto.


BALANÇO DE LEITURAS 2020

Como no fim do ano passado comecei a ter mais alento para ler, este ano propus-me a ler 20 livros, no desafio do Goodreads. Sabia que este seria o último ano da tese e, consequentemente, teria mais tempo e vagar para ler. Por isso, achei que uma média de menos de 2 livros por mês dava perfeitamente para cumprir, sendo que esta média depende sempre do género de livros que lemos, da quantidade de páginas de cada livro, da nossa disponibilidade que pode ser maior ou menos em determinadas alturas, por isso achei que era um bom número. A verdade é que acabo este ano com 25 livros lidos, o que é bastante bom e superou as minhas expectativas.

Relativamente a projectos e desafios, aqui a coisa correu mais ou menos. No início do ano propus-me a ler livros de autores russos ou que fossem sobre a Rússia, num projecto pessoal que intitulei Ler A Rússia 2020. Só li um livro para este projecto e a modos que foi ficando para trás... Mas como continuo com a mesma vontade, o projecto vai passar para 2021 e é para se ir fazendo. Já o desafio Mount TBR Reading Challenge 2020 foi cumprido, tendo eu lido 12 livros da minha pilha adquiridos até 31 de Dezembro do ano passado. Até li mais, mas não o suficiente para me inscrever no nível seguinte do desafio, que seria ler 24 livros da pilha. E por falar em pilha, fiz uma pequena pilha no início do ano de livros que queria mesmo, mesmo ler. Eram só sete, e desses li cinco, o que não considero nada mau. 

Ainda participei em duas leituras conjuntas com gente do Instagram, tendo lido The Starless Sea, de Erin Morgenstern, e também O Nome da Rosa, de Umberto Eco, sendo este último uma releitura. Para além destas leituras conjuntas, estou também a participar num projecto da Ana, do podcast Anatomia do Livro, chamado Casas em Livros, em que lemos livros nos quais as casas assumem uma importância na narrativas e alguma forma. É um projecto muito interessante e para o qual li The Seven Deaths of Evelyn Hardcastle, que muitos desse grupo leram também. Não esquecer, também o Agosto ao Quadrado, iniciativa da Silvéria e do Fernando, para o qual li Habibi, de Craig Thompson, um dos meus favoritos do ano. Como podem ver, este meu ano foi bastante mexido e, nesse sentido, considero este ano como um dos meus melhores anos enquanto leitora, porque voltei a ler por prazer e porque tive a oportunidade de conhecer as mais variadas pessoas através dos livros, participando em projectos, leituras conjuntas e iniciativas de outras pessoas que gostam de ler também. 

Consegui, ainda, manter o blog actualizado não só com posts de opinião literária, mas também com outros conteúdos dentro desta temática, e ainda criei uma Newsletter! Quem diria que 2020, apesar de toda a conjuntura actual, me ia trazer tanta coisa no âmbito literário? Já agora, se ainda não subscreveram a Newsletter, ide fazê-lo! Sai uma vez por mês, por isso não se preocupem que não vos vou chatear muito.
 


E agora, estatísticas e outras curiosidades:

Total de livros lidos: 25 livros (21 em papel e 4 e-books)
Total de livros adquiridos (comprados e oferecidos): 46 livros
Total de páginas lidas: 10,724 páginas
Meses com mais livros lidos: Abril, Julho e Agosto, todos com 3 livros lidos
Livro mais longo: Oathbringer, de Brandon Sanderson (1243 páginas)
Livro mais curto: Multitudes, de Lucy Caldwell (170 páginas)
Livros não terminados: Serotonina, de Michel Houellebecq; Salem's Lot, de Stephen King

Este ano, os livros escritos por homens e mulheres que li estiveram equilibrados, tendo lido 13 livros escritos por mulheres e 12 por homens, e quero continuar com este equilíbrio no próximo ano também. Li, ainda um livro escrito por uma Prémio Nobel, Olga Tokarczuk; voltei a um dos amores da minha vida, que é Brandon Sanderson; voltei à escrita de Chimamanda Ngozi Adichie que adoro; li dois livros influenciada pelo Bookstagram que se tornaram dois dos meus favoritos do ano, The Binding e 1793; e li um dos livros mais marcantes este ano e publicado este ano: The Midnight Library, de Matt Haig.

E por falar em favoritos do ano, são os que estão na foto, outros estão em e-book, e que passo a enumerar de forma aleatória:
 
Habibi, de Craig Thompson
Oathbringer, de Brandon Sanderson
1793, de Niklas Natt och Dag
The Midnight Library, de Matt Haig
The Secret History, de Donna Tartt
The Seven Deaths of Evelyn Hardcastle, de Stuart Turton
The Binding, de Bridget Collins
Circe, de Madeline Miller
Little Fires Everywhere, de Celeste Ng
Red at the Bone, Jacqueline Woodson
Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie

Este é o balanço que faço deste ano que, para mim, foi muito bom em termos de leituras. Voltei à leitura por prazer, li livros bons, consegui manter o blog actualizado, adorei interagir com as pessoas da comunidade no Instagram, e sinto que ressuscitei para este mundo literário. Já tinha saudades! Posto este balanço, nos primeiros dias do próximo ano partilharei os meus planos para 2021.

Obrigada por continuarem desse lado e desejo-vos tudo de bom para o próximo ano!

You Might Also Like

0 comentários