The Invisible Life of Addie LaRue - Opinião

janeiro 21, 2021

The Invisible Life of Addie LaRue


Eu não sou muito de ler livros durante todo o hype do seu lançamento. A não ser que sejam de autores queridos, de quem gosto e quero muito ler, se forem outros autores e outros livros espero sempre que a poeira baixe e, então, leio o livro já fora daquele frenesim. No entanto, por algum motivo, vi-me a comprar este livro praticamente uns dias depois de ele ter sido publicado e, finalmente, o li.

Ora bem, como falar-vos deste livro sem entrar em spoilers? A premissa básica é a de que a personagem principal, Addie LaRue, pretende ser livre de viver como quer, sem restrições ligadas à sua condição de mulher. Nisto, vê-se a fazer um pacto Faustiano que, como sabemos, tem consequências que Addie acaba por carregar consigo durante toda a sua vida: está condenada a ser esquecida. E mais não digo, porque não quero desvendar nada sobre esta história.

Este não é o mais original dos livros. Nem das ideias, nem das histórias. Mas há qualquer coisa na escrita da V.E. Schwab que nos envolve e que nos faz sentir tão próximos da história da Addie LaRue, mesmo em momentos que são apenas descritivos de episódios da sua vida, saltando linhas narrativas, ora para o passado ora para o presente, que nos ajudam a compreender as suas vivências. Há algo de profundamente melancólico e nostálgico nesta narrativa, atrevo-me a dizer até algo de fatídico, porque sabemos que a história não vai ter um "felizes para sempre", ou algo que se pareça. Não vamos sentir aquele conforto de saber que tudo está bem quando acaba bem, mas Schwab de alguma forma consegue amparar a nossa queda, no final. Este é um livro que nos quebra o coração, mas que volta a consertá-lo nas páginas finais. 

Acabei de ler o livro num dia particularmente complicado a nível emocional e talvez isso tenha tido um maior impacto na minha impressão da leitura, mas não posso deixar de recomendar este livro de que gostei muito. Conto pelos dedos de uma mão os livros que me fizeram chorar no final, e este foi um deles. Gostei muito da história de Addie, da sua personalidade, da sua história de vida e de nunca se deixar vergar à vontade de outras pessoas, ainda que esteja condenada a ser esquecida. Gostei das referências artísticas, de conhecer vários países em várias épocas diferentes e de como Addie acaba por encontrar o seu espaço, à revelia do destino. Por isso, fica aqui a prova: 

Addie, I remember you.


6/6 - Excelente

(Esta leitura conta para o desafio Mount TBR Reading Challenge 2021)

__________________

Detalhes

Editora: Tor Books
Páginas: 442
Sinopse:
"France, 1714: in a moment of desperation, a young woman makes a Faustian bargain to live forever and is cursed to be forgotten by everyone she meets.
Thus begins the extraordinary life of Addie LaRue, and a dazzling adventure that will play out across centuries and continents, across history and art, as a young woman learns how far she will go to leave her mark on the world.
But everything changes when, after nearly 300 years, Addie stumbles across a young man in a hidden bookstore and he remembers her name."

You Might Also Like

0 comentários