The Silent Patient - Opinião

agosto 10, 2021


Podem ouvir a minha opinião no podcast, AQUI.

Comecei este livro por dois motivos: o primeiro é porque me tem apetecido ler thrillers; o segundo foi porque vi que este ano seria o ano de publicação do seu segundo livro, The Maidens, sobre o qual fiquei muito curiosa. Por isso, apesar de os livros não terem ligação entre si, achei que devia começar pelo primeiro livro escrito por Alex Michaelides, The Silent Patient, ou A Paciente Silenciosa, na tradução portuguesa.

O livro começa com a seguinte premissa: uma mulher, Alicia Berenson, mata o seu marido com cinco tiros na cara e desde aí que nunca proferiu uma palavra. Alicia fora uma pintora de renome e o seu marido fotógrafo de moda. A relação entre ambos parece idílica, mas algo claramente grave aconteceu para que Alicia tenha cometido este crime. Passados seis anos do crime e da condenação de Alicia a uma espécie de  unidade psiquiátrica prisional, Theo Faber, um psicoterapeuta forense, interessa-se por este caso e por tentar perceber, não só, o que levou a esse acto, como também entender o silêncio de Alicia. 

Ao longo do livro vamos, assim, sabendo mais sobre a vida de Alicia, através de algumas entradas de um diário que ela manteve durante algum tempo, mas também sobre a vida de Theo que parece ir desmoronando aos poucos. Até meio do livro tinha zero noção do que poderia acontecer ou de para onde o autor nos estava a levar, uma vez que o livro é narrado por Theo. A certa altura até me questionei se o livro não estava a ser mais sobre ele do que propriamente sobre esta mulher que matou o marido. Mas tudo tem uma razão de ser e nada é deixado ao acaso.

Achei curioso, ainda, haver várias menções e ligações à mitologia grega que aparentemente surgem como coincidências, mas que depois têm relevância no desfecho final e contribuem para o nosso entendimento de toda a história. Gostei bastante desses pormenores, especialmente porque eu vinha, precisamente, de uma leitura sobre mitologia grega, então foi uma passagem de um livro para o outro muito curiosa. Também gostei bastante do mistério que rodeia Alicia e do desenvolvimento da personagem de Theo. Gostei de o autor mostrar que apesar de as pessoas poderem ser psicólogos, psiquiatras ou psicoterapeutas, isso não significa que vivem vidas equilibradas, sem problemas, e que eles próprios são pessoas em perfeito estado zen. Não é isso que acontece e Theo é um bom exemplo de um homem que, apesar de ajudar outras pessoas na sua profissão, tem uma vida pessoal complicada e lida com os seus próprios demónios. Estas personagens são complexas, complicadas, e dão vida a esta história.

Sendo um thriller, sabem bem que não posso dizer muito mais em relação ao enredo. Terão de ler vocês próprios para saber o que acontece. Mas posso afirmar que li quase metade do livro num dia, porque a dada altura só queremos saber o que, de facto, aconteceu e qual será o desfecho final. Vamos tendo várias ideias, teorias, mas a dada altura presenciamos a reviravolta, o tal "plot twist" de que vivem este tipo de livros, que nos deixa embasbacados. Não por ser algo original, mas porque está muito bem escrito e só começamos a juntar as peças em cima do momento.

Se gostam de thrillers psicológicos, com uma escrita viciante e que não conseguimos largar antes de o terminar, então este livro é para vocês. Em breve, será também adaptado ao cinema.

Em Portugal, está traduzido com o título A Paciente Silenciosa, pela Editorial Presença.


Comprar | Bertrand (link de afiliado)

6/6 - Excelente

______________________

Detalhes

Lido no Kobo
Sinopse:
"Alicia Berenson’s life is seemingly perfect. A famous painter married to an in-demand fashion photographer, she lives in a grand house with big windows overlooking a park in one of London’s most desirable areas. One evening her husband Gabriel returns home late from a fashion shoot, and Alicia shoots him five times in the face, and then never speaks another word.

Alicia’s refusal to talk, or give any kind of explanation, turns a domestic tragedy into something far grander, a mystery that captures the public imagination and casts Alicia into notoriety. The price of her art skyrockets, and she, the silent patient, is hidden away from the tabloids and spotlight at the Grove, a secure forensic unit in North London.

Theo Faber is a criminal psychotherapist who has waited a long time for the opportunity to work with Alicia. His determination to get her to talk and unravel the mystery of why she shot her husband takes him down a twisting path into his own motivations—a search for the truth that threatens to consume him...."

You Might Also Like

0 comentários