Rosemary's Baby - Opinião

junho 04, 2022


Podem ouvir a minha opinião completa no podcast, AQUI.

Neste clássico do terror, somos levados à história de um casal recém casado que se muda para o prédio Bramford, em Nova Iorque, no final dos anos 60. Rosemary, a protagonista deste livro, dedica-sua transformar o novo apartamento num verdadeiro lar para o casal, já tendo em vista um possível bebé que ambos decidem ter. No meio disto tudo, conhecem os seus vizinhos, mas também a história estranha do prédio e dos acontecimentos que aí tiveram lugar. E é quando Rosemary engravida que as coisas começam a ficar ainda mais estranhas.

Apesar de ser um clássico do terror, não é um livro assustador. Este é um terror que joga com as suspeições do leitor: apesar de tudo nos parecer normal, há algo de inquietante que nós não conseguimos perceber o que é. Algo não bate certo e passamos o livro todo desconfortáveis com o facto de não sabermos o que nos está a desconcertar. Até que chegam as páginas finais do livro, onde tudo é revelado e faz sentido.

Gostei muito deste livro - mais do que estava à espera. Pela construção narrativa, pela atmosfera de desconfiança, pela abordagem do papel da mulher na sociedade e das pressões que sofre - neste caso, temos uma obsessão e opressão do corpo da mulher, especificamente de Rosemary quando engravida. O final é surpreendente e vai atar muito bem todas as pontas soltas.

Se gostam deste tipo de livros, este é o indicado para vocês. Recomendadíssimo!


4/5 - Gostei Muito

You Might Also Like

0 comentários