As Coisas que Perdemos no Fogo - Opinião

novembro 11, 2023



Podem ouvir a minha opinião completa no podcast, AQUI.

As histórias contidas neste livro de contos tecem uma atmosfera gótica para denunciar aspectos da sociedade e cultura argentinas. Aqui são explorados alguns dos aspectos mais sombrios e perturbadores da natureza humana e da sociedade, como a pobreza, a violência, as desigualdades sociais, as lutas psicológicas das personagens e a decadência urbana de algumas das paisagens da Argentina.

A escrita da autora provoca desconforto em todos os contos e cria uma atmosfera de suspense que, por vezes, confundem até a linha entre a realidade e o sobrenatural, focando-se na vida interior complexa das suas personagens. Estas histórias são sombrias, perturbadores, com elementos de horror e que causam estranheza, precisamente para explorar as ansiedades e as questões sociais predominantes na sociedade da Argentina.

Aqui são abordados temas ligados à violência, aos elementos sobrenaturais, às experiências femininas, às desigualdades sociais, passando também pela decadência urbana e pela turbulência psicológica nas vivências internas das personagens e, por isso, temos também o medo e a ansiedade.

Este é um livro muito rico e, como todos os livros de contos, tem uns de que gostamos mais e outros de que gostamos menos. No geral, gostei muito do livro, apanhou-me de surpresa no tratamento da estética gótica que, aqui, está presente precisamente para denunciar os aspectos que mencionei. Gostei, também, de sairmos do cenário mais habitual do gótico, que são as paisagens do norte da Europa, para a América Latina, com as suas particularidades, mas cujos cenários e vivências se prestam tão bem para a escrita de histórias góticas. Uma autora a continuar a ler, sem dúvida!


4/5 - Gostei Muito


Comprar | Bertrand (link de afiliada)

You Might Also Like

0 comentários