Meme Literário!

junho 04, 2011

Como eu adoro este tipo de desafios constituídos por perguntas acerca dos nossos hábitos de leitura, não resisti a este, proposto pela Ruthy do blog A Viajante... Aqui vai!

1- Existe um livro que leias e releias várias vezes?

Sim, inclusive reli este ano um dos meus livros preferidos: Jane Eyre, da Charlotte Brontë. Penso que os livros são um pouco como os filmes, há alturas da nossa vida que nos apetece embrenhar outra vez pela mesma história e de cada vez que a lemos encontramos sempre coisas novas, coisas em que ainda não tínhamos reparado. Mas, por enquanto, foi o único que reli. Além disso, costumo folhear várias vezes livros de poesia, nomeadamente algum poema que eu goste particularmente de um dado autor. Ultimamente tem-me acontecido isso com a poesia de John Keats, um dos meus poetas preferidos.

2 - Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?

Hum... agora que me lembre, acho que não. Tenho O Conde de Monte Cristo em stand-by, porque na altura em que o comecei a ler, não tinha tempo suficiente para apreciar a sua leitura, já que estava a gostar muito. Mas estou a guardá-lo para estas férias, não me escapa! Normalmente se estou a ler um livro de que não estou a gostar minimamente, simplesmente ponho-o de lado e não lhe toco mais.

3 - Se escolhesses um livro para o resto da tua vida, qual seria ele?

Esta é uma daquelas perguntas injustas, porque penso que cada livro de que gostei realmente, foi por motivos diferentes e em alturas diferentes. Por isso, penso que não era capaz de optar só por um.

4 - Que livro gostarias de ter lido mas que por algum motivo nunca leste?

Os grandes clássicos! Voltar à leitura de O Conde de Monte Cristo, que estava a adorar e não pude terminá-lo, mas também ler Os Miseráveis, de Victor Hugo e Os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas. Foram assim os primeiros que me vieram à cabeça.

5 - Que livro cuja "cena final" jamais conseguiste esquecer?

Já li alguns livros cujos finais foram memoráveis, mas acho que ainda nenhum se destacou o suficiente para ficar na minha cabeça. Neste momento, lembro-me do último livro que li, A Rapariga que Roubava Livros, de Markus Zusak, cujo final quase me levou às lágrimas. Depois de tudo o que Liesel passou, ainda tinha que lhe acontecer aquilo?!

6 - Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?

Sim, felizmente tinha uns pais que gostavam muito de ler e tentaram incutir o hábito de leitura em mim e nos meus irmãos. Infelizmente, pareço ser a única que lê com mais frequência... Lia livros típicos para a minha idade, lembro-me perfeitamente de ler o Mulherzinhas, os livros da Condessa de Ségur, os contos dos irmãos Grimm, as fábulas de LaFontaine, contos infantis e banda desenhada da Turma da Mónica! heheheh

7 - Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?

Correndo o risco de ferir susceptibilidades, tenho que nomear O Monte dos Vendavais. Peço desculpa, mas não consegui gostar do livro... Mas li-o até ao fim! Contudo, este foi um caso raro, porque estava a ler este livro no contexto de uma leitura conjunta com outras pessoas, caso contrário, tinha deixado o livro a meio...

8 - Indica alguns dos teus livros preferidos.

Sem qualquer ordem de preferência, aqui vão:

Jane Eyre - Charlotte Brontë
A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón
Uma Casa na Escuridão - José Luís Peixoto
Hamlet - William Shakespeare
Trilogia das Jóias Negras - Anne Bishop
The Phantom of the Opera - Gaston Leroux


9 - Indica 10 blogs para o meme literário

Penso que qualquer um que queira participar, é livre de levar este meme para o seu blog!

You Might Also Like

0 comentários