Balanço de 2019

dezembro 31, 2019


2019 foi um ano bastante bom a nível de leituras, considerando os últimos 3 - 4 anos. No segundo semestre deste ano consegui voltar a ganhar algum ritmo de leitura, ajudado pelo facto de ter escrito a parte final da tese e por estar, agora, em revisões. Isto fez com que eu ganhasse uma maior disponibilidade mental, ainda que em termos de tempo a coisa tenha andado igual, provando que, quando se tem cabeça para isso, consegue-se ler por prazer. Considero que este ano foi bastante bom em termos de leituras, sendo que a criação da conta de Instagram contribuiu para isso, porque sinto que me ajuda a manter motivada ao partilhar mais da minha vida enquanto leitora e por ver os outros a fazer o mesmo. Penso que a comunidade leitora é bastante rica e participativa, algo que me deixa bastante motivada para contribuir também. É claro que de lá levo também bastantes sugestões de leitura, aumentando a minha lista TBR...

Mas depois desta pequena introdução, vamos ao balanço deste ano.

BALANÇO DE LEITURAS 2019

Tinha definido como meta de leitura ler 10 livros durante este ano. As coisas não andavam famosas, tenho lido muito poucos, mas este ano consegui ganhar ritmo a partir de Julho e consegui ler bastante, considerando todas as coisas. Houve meses em que só li um livro, outros meses em que não li nada, fazendo da leitura uma presença intermitente na minha vida, algo que não era prioritário. Agora com a cabeça e a vida um pouco mais desafogada, a leitura voltou a arrancar e consegui ler 9 livros este ano. Não foram 10, mas considero a meta atingida!

Em termos de desafios, como não me propus a nenhum e só entrei mesmo no do Goodreads em que me propus ler 10 livros este ano, não tenho muito a dizer sobre isso.

Em relação às leituras propriamente ditas, decidi destacar algumas coisas:

- Li mais livros escritos por mulheres (num total de 5)
- Li um livro de Saramago - algo que seria impensável para mim, há uns anos, mas ainda bem que o fiz
- Li uma BD/Novela Gráfica - que adorei!
- Reli o primeio livro da saga A Song of Ice and Fire - queria ter relido os três primeiros, mas fiquei-me por aqui...
- E li um livro que andava há muito para ler - Good Omens

Em relação à diminuição da minha pilha de livros - LOL. Não aconteceu, nem de perto, nem de longe. Por isso, vai-se fazendo contas à vida, poupando dinheiro para umas possíveis novas estantes, mas está tudo bem. Tudo bem...

Aqui no blog iniciei uma nova rubrica, o Radar Literário, onde vou partilhando as minhas descobertas livrescas e que me tem ajudado a ter motivação para actualizar o blog. Este é, de facto, um espaço para o qual gosto de escrever, que me dá bastante gozo manter e tenho conseguido manter o ritmo de 1 post por semana - o que é espectacular, para mim!

Agora vamos às estatísticas e às curiosidades:

Total de livros lidos: 9 livros (6 físicos e 3 e-books)
Total de livros adquiridos (comprados e oferecidos): 26 livros
Total de páginas lidas: 3727
Mês com mais livros lidos: Agosto, Novembro e Dezembro (2 livros em cada mês)
Livro mais longo: A Game of Thrones (837 páginas)
Livro mais curto: A Vegetariana (192 páginas)

Dos poucos livros que li, não houve um único de que não tenha gostado. Neste sentido, considero que foi um ano bastante bom em termos de qualidade literária. E isso é que conta: poucos, mas bons! Destaco, pela positiva: Ensaio sobre a Cegueira, Persépolis e Good Omens.

Amanhã partilharei os meus planos para 2020!

You Might Also Like

0 comentários