Radar Literário de Agosto
agosto 25, 2020Bom este mês tive demasiado tempo livre para descobrir autores novos e isso nota-se pela quantidade de livros que vieram parar à minha lista de desejos.
Acho que há um elemento central em várias destas escolhas: o meu desejo de que venha o outono depressa e, com ele, o frio, as noites chuvosas e as mantas para eu ficar a ler um bom romance gótico. Sim, eu sei que ainda vai demorar, mas posso continuar a desejar, certo? Neste âmbito, adicionei alguns livros à minha lista. Começo por The Year of the Witching, que mistura elementos de fantasia, horror e sobrenatural, nesta história sobre uma mulher que descobre os seus poderes, ao mesmo tempo que vive numa sociedade rígida e puritana. Depois, em People of Abandoned Character, que só será publicado em Outubro, passa-se no período da Inglaterra Vitoriana e conta a história de uma mulher cujo marido poderá ser o famoso Jack, O Estripador. Passado já no início do século XX e relacionado com o avento da fotografia forense, adicionei também A Shadow on the Lens, um livro de ficção histórica, crime e thriller com um ambiente igualmente gótico. Já The Glass Woman, é um romance histórico que se passa na Islândia do século XVII, mas com contornos de mistério e com um ambiente gótico.
Passando para os livros em português, adicionei o novo livro da autora Tânia Ganho, que suscitou a minha curiosidade pela temática que aborda em Apneia: a violência conjugal e parental, tendo como ponto de partida uma mãe que decide sair de casa com o filho de 5 anos. Ainda no que toca a autoras portuguesas, adicionei Demência, da Célia Correia Loureiro, que relata a história de duas mulheres de gerações diferentes cujos traumas e vivências acabam por vir à tona quando uma delas começa a exibir os primeiros sinais de Alzheimer.
Já By Force Alone é um retelling da lenda arturiana que actua como sátira à situação actual britânica, nomeadamente no que diz respeito ao Brexit. Adicionei ainda A Queen in Hiding, um livro de fantasia que me foi oferecido por alguns amigos, e por fim, The Brief History of the Dead, uma obra de ficção científica sobre uma cidade habitada por aqueles que já morreram, mas que ainda são relembrados pelos vivos e que aí ficarão até serem esquecidos.
2 comentários
Tenho muita curiosidade em ler o Apneia. E também estou desejosa da chegada do Outono!
ResponderEliminarAcho que vou comprar o Apneia, mais tarde ou mais cedo... E por mim, o outono vinha já amanhã! :D
Eliminar