À Espera no Centeio - Opinião

setembro 12, 2023



Podem ouvir a minha opinião completa no podcast, AQUI.

Este livro é um clássico da literatura dos Estados Unidos e percebo porquê. Temos aqui uma história sobre o adolescente Holden, narrada na primeira pessoa, que é um rapaz desiludido com a vida e com o mundo. Após ser expulso do colégio por causa do insucesso escolar, Holden vagueia por dois dias na cidade de Nova Iorque, enquanto divaga sobre a sua vida e sobre a sua visão do mundo.

Este é um livro que explora temáticas relacionadas com a alienação e o isolamento, neste caso de Holden, que é um rapaz que não se identifica com nada nem com ninguém, e isso traz-lhe algum sentimento de desesperança e angústia. Por causa disto, não consegue estabelecer ligações afectivas e emocionais com ninguém, o que contribui para o seu sentimento de alienação e acaba por o fazer sofrer. Nesse sentido, temos também aqui presente a questão da saúde mental na adolescência, num rapaz que não encontra sentido em praticamente nada. Holden é, claramente, um rapaz num momento de transição, em que não é criança, mas também não é adulto, e que tenta navegar da melhor forma neste momento complicado.

O livro tinha tudo para correr bem, mas acho que a tradução não ajudou. A tradução pareceu-me muito seca, vazia de emoção, ao ponto de achar que estava só a ler a história de um adolescente irritante e chato. Não li o original, mas fiquei com vontade de o fazer, para ver se há alguma diferença e alguma coisa que não tenha passado na tradução para português. Ainda assim, ainda bem que fiz esta leitura, porque senti que consegui retirar algo dela: o retrato de um adolescente desencantado com o mundo e a sua visão angustiante da vida adulta, na qual ele não quer entrar.

3/5 - Gostei


Comprar | Bertrand (link de afiliada)

You Might Also Like

0 comentários