Escritores Irlandeses

março 04, 2009

Comecei hoje a ter aulas de uma cadeira que me parece que vou gostar muito, Literatura e Cultura Irlandesa. Por isso, pus-me a pensar, quantos escritores irlandeses é que já li, e que conheço? Quando fui ver, a lista até nem era má. Ora vejamos:

Samuel Beckett - deste autor estudei uma peça, muito vagamente por falta de tempo, o ano passado chamada Endgame. Este autor foi laureado com o Prémio Nobel da Literatura em 1969.
Ann Enright - desta autora li um livro em Janeiro, The Gathering, para um trabalho de inglês e jurei para nunca mais...não gostei do livro apesar de ter ganho o Booker Prize de 2007.
Seamus Heaney - estudei apenas uma parte da colectânea de poemas chamada Station Island, curiosamente estudei a segunda parte, que tem o mesmo nome, e este foi também laureado com o Prémio Nobel da Literatura em 1995.
James Joyce - deste não li nem estudei nada, mas falamos muito dele nas aulas porque foi influência de vários escritores, como Seamus Heaney e T.S. Eliot. Das obras mais marcantes dele destacam-se Ulysses e Finnegan's Wake.
Bram Stoker - O escritor do Drácula! Tenho cá este livro mas ainda está ali guardado à espera que eu o leia.
Oscar Wilde - deste quase não preciso dizer nada... ainda não o estudei, se bem que estou com esperanças disso para este semestre, mas já li a sua peça The Importance of Being Earnest e o conjunto de textos que escreveu quando esteve na prisão, De Profundis. O livro The Picture of Dorian Gray também está na minha lista de aquisições.
William Butler Yeats - deste autor li alguns poemas, mas muito superficialmente, por isso não me lembro de muita coisa... Yeats também ganhou o prémio Nobel da Literatura, em 1923.
Maeve Binchy - neste momento estou a ler o seu livro de 1998, Uma Casa na Irlanda.

Ainda aponto aqui o nome de Iris Murdoch, cujo livro The Black Prince está na minha lista de livros para ler, e foi uma autora de que passei o semestre passado a ouvir falar porque a minha professora de literatura inglesa adora-a.
E pronto. Claro que há muitos mais, mas de que eu conheça alguma obra são só estes. Fica a curiosidade!

You Might Also Like

1 comentários

  1. Nao fazia a minima ideia que o Bram Stoker e o Oscar wilde fossem irlandeses. Uma pessoa tá sempre a aprender. :)

    ResponderEliminar