Dia dos Livros (atrasado...)

abril 24, 2009


Ando um bocado atrasada nestas coisas devido à correria em que ando, mas sei que ontem foi Dia do Livro. E livros são coisas que não faltam aqui em casa nem na minha vida. Ainda hoje trouxe três da biblioteca da faculdade para fazer pesquisa para um trabalho sobre William Blake. Ainda hoje, com todos os recursos que existem e que cada vez são mais variados e contém mais informação, eu continuo a preferir pegar num livro, folhear as páginas e procurar lá o que quero. E de cheirar os livros mais antigos, que eu adoro, e ver as folhas gastas e as capas a pedirem descanço...
Aqui em casa já não há é espaço para pôr livros por isso, com alguma criatividade minha e da minha mãe lá vamos arranjando cantinhos e espacinhos para pôr mais aqueles livros que comprámos recentemente. Cabe sempre mais um!
Livros em português, livros em inglês; livros de teoria literária, antologias literárias; clássicos e contemporâneos; poesia, prosa e peças de teatro; romances e biografias; há um pouco de tudo e espero, um dia na minha casinha, ter um espaço dedicado a estes livros todos, uma pequena biblioteca. E que ela nunca tenha espaços vazios e que continue sempre a crescer.
É esta a espécie de homenagem que faço aos livros.

You Might Also Like

6 comentários

  1. A homenagem aos livros, nós leitores fazemos isso todos os dias... por isso nunca estás atrasada.

    ResponderEliminar
  2. Uma das minhas "arrelias": os alunos (tenho adolescentes e adultos) já não querem estudar pelos livros, só contam com a internet; quando não têm acesso a tal meio nem sabem o que fazer. Só aceitam o que é imediato. Deixa-me triste esta tendência.
    Quanto à imagem da casa feita biblioteca, com novas "prateleiras" a descobrir - e que alegria isso traz - corresponde à minha casa também. É saudável, Diana. :)

    ResponderEliminar
  3. A internet realmente tem muita informação e é importante até para se ter acesso a textos que não se teria de outra maneira. Mas não há nada, para mim, que se compare ao ter uns quantos livros abertos à minha frente quando estou a fazer pesquisas.
    E ter uma "mini-biblioteca" em casa é, sem dúvida, um dos meus sonhos! :)

    ResponderEliminar
  4. Um lugar de culto, onde manuseamos verdadeiros tesouros de papel: a sala de leitura da Biblioteca Nacional. :)

    ResponderEliminar
  5. Shame on me, que nunca pus os pés na Biblioteca Nacional... Tenho que lá ir, definitivamente!

    ResponderEliminar
  6. Whoops! Aí tenho de concordar, Diana: shame on you!! Lol

    ResponderEliminar