Of Mice and Men - opinião

maio 20, 2009


Acabei hoje de ler este conto de John Steinbeck, autor laureado com os prémios Booker Prize e o Nobel da Literatura.
Of Mice and Men, ou na tradução portuguesa Ratos e Homens, conta-nos a história de dois homens bastante diferentes, durante a altura da Grande Depressão: George, com a sua estatura pequena e esperteza; e Lennie, um homem com grande porte, alto, mas com a mentalidade de uma criança. Estes dois são trabalhadores sazonais em quintas nos Estados Unidos, viajam juntos e trabalham juntos também. Porém, estes acabam sempre por terem que sair das quintas onde trabalham por causa da irresponsabilidade de Lennie que faz sempre alguma coisa mal, causando a consequente fuga. Neste conto em especial, é esta imaturidade de Lennie que acaba de traçar o destino de ambos de maneira trágica, principalmente para Lennie.
O conto não é muito grande, não chega a ter 100 páginas, li-o em inglês, mas sinceramente não gostei muito... A linguagem é coloquial, foi polémica na altura porque nos diálogos estão presentes os calões usados naquela altura, especialmente no sul dos Estados Unidos, alguma linguagem que era considerada ofensiva com o uso de palavras como "nigger", "damn" e expressões como "son-of-a-bitch" entre outras.
Contudo, não gostei do conto, talvez porque não seja bem este o meu estilo de literatura preferida. Li o Huckleberry Finn o ano passado e também não morri de amores por ele...
Mas, para quem esteja interessado na cultura das gentes principalmente dos estados do sul que eram mais rurais, este conto retrata bem o estilo de vida que levavam, a linguagem usada, o tipo de trabalhos que tinham que fazer e, ainda, a discriminação racial de que eram alvo os afro-americanos.

A título de curiosidade, este conto foi adaptado ao cinema no filme com o mesmo nome, de 1992. Conta nos papéis principais com John Malkovitch, que faz de Lennie, e de Gary Sinise que faz de George.

You Might Also Like

4 comentários

  1. O livro parece ser interessante e o filme também, especialmente se formos levar em consideração os excelentes atores que fazem parte do elenco.

    Aguardo ansiosa sua resenha sobre o livro de Marion Zimmer Bradley. Admiro muito essa autora desde As Brumas de Avalon!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Nunca vi o filme e, apesar de não ter apreciado muito o livro, estou curiosa para ver o filme também.

    Agora que estou só a ler o livro de Marion Zimmer Bradley e estou um pouco mais aliviada com trabalhos da faculdade, pode ser que a leitura se faça mais depressa! =)

    ResponderEliminar
  3. Eu já vi o filme ( até o tenho em VHS oldiiieee lol) e adorei o livro que li pela primeira vez com 11/12 anos hehe .

    ResponderEliminar
  4. Já ninguém tem coisas em VHS... menos tu e eu, Lili hahahahah!!!

    Quando tiver tempo, vejo o filme :)

    ResponderEliminar