10 de março de 2010

Novidades Civilização para Março

Aqui estão algumas das propostas da editora Civilização para o corrente mês de Março.

Título: A Firma
Autor: Martina Cole
Sinopse:
"Passado no East End de Londres, dos finais dos anos 70 até ao presente, A Firma fala de drogas, de prostituição e da luta de uma jovem pela sobrevivência – contra tudo e todos. Imelda Dooley está assustada – está grávida e agora está sozinha. O pai, um homem perigoso, certificar-se-á de que alguém paga por isso. Por isso Imelda conta uma mentira que, literalmente, causa algumas mortes. Quando o marido de Mary Dooley é morto, ela sabe que tem de se esforçar por manter a família de pé. E é isso que faz, e torna-se um nome importante. Mas, mesmo assim, tem de ver a vida da filha cair num ciclo vicioso e abominável de drogas e prostituição."

Título: Marco Aurélio: Guerreiro, Filósofo e Imperador
Autor: Frank McLynn
Sinopse:
"Marco Aurélio, o último dos «cinco bons imperadores» de Roma, é a única grande figura da Antiguidade que ainda nos toca, quase dois mil anos após a sua morte.
Podemos entusiasmar-nos com os feitos de Alexandre o Grande, de Aníbal ou de Júlio César, mas a única voz do mundo greco-romano que ainda parece assumir relevância na nossa contemporaneidade é a do homem que dirigiu o Império Romano entre 161 e 180 d. C.
Seleccionado por Adriano para futuro imperador, Marco Aurélio foi educado por alguns dos maiores académicos do seu tempo. Escritas enquanto estava em campanha, entre 170 e 180, as suas Meditações são um guia para nos orientar na vida, conferem a perspectiva da espiritualidade aos ateus, a felicidade sem o Paraíso e a moralidade sem a religião, permanecendo um dos livros da Antiguidade mais lidos em todo o mundo.
O reinado de Marco Aurélio prenunciou a inevitável queda do Império Romano, apesar de a sua vida ter representado o cumprimento do famoso ditame de Platão, segundo o qual a Humanidade só poderá prosperar quando os filósofos se tornarem dirigentes e os dirigentes filósofos.
Marco Aurélio promete ser a biografia mais nítida e decisiva, até à data, de tão monumental figura histórica."

Título: Sombras Queimadas
Autor: Kamila Shamsie
Finalista do Orange Juice 2009
Sinopse:
"9 de Agosto de 1945. Nagasaki. Hiroko Tanaka sai para a varanda e absorve a paisagem de socalcos que conduzem ao céu. A rapariga de 21 anos, embrulhada num quimono com três grous pretos estampados nas costas, está apaixonada pelo homem com quem vai casar, Konrad Weiss. Num milésimo de segundo o mundo fica branco. Depois explode ao som do fogo e com o horror da tomada de consciência do que aconteceu. No entorpecimento consequente ao explodir da bomba que oblitera tudo o que ela conheceu, apenas restam as queimaduras em forma de ave nas suas costas, uma memória indelével do mundo que perdeu.
Dois anos depois, procurando recomeçar, Hiroko viaja para Deli. Vai conhecer a meia--irmã de Konrad, Elizabeth, o marido desta, James Burton, e o empregado deles, Sajjad Ashraf. Com o passar dos anos, outros lares substituem os que ficaram para trás e as velhas guerras são ultrapassadas perante os novos conflitos. Mas as sombras da história – pessoais, políticas – alongam-se sobre os mundos entrelaçados dos Burton, dos Ashraf e dos Tanaka quando são transportados do Paquistão para Nova Iorque, e, no espantoso clímax da história, para o Afeganistão no pós-11 de Setembro. Os laços que os uniram ao longo de décadas e de gerações são testados ao extremo, com consequências imprevisíveis."

Título: Princesas em Manhattan
Autor: Elisa Puricelli Guerra
Sinopse:
"Manhattan é um lugar especial onde as bruxas são esteticistas, os ogres são detectives com um faro excepcional, as fadas-madrinhas criam modelos de alta-costura e as agências de emprego oferecem óptimos empregos a princesas, meias-irmãs e madrastas. Certo dia, Olivia, de onze anos, entra no quarto da sua ama e descobre posters de sapos colados nas paredes e uma colecção de recortes de jornais sobre príncipes casadoiros...
Olivia tem uma fada-madrinha, mas esta perdeu a memória e já não se lembra dos dons que lhe concedeu à nascença! Como se não bastasse, o Grande Livro dos Nomes e dos Dons, onde as fadas--madrinhas registam os dons dos afilhados, foi roubado e, se não for recuperado dentro de três dias, desaparecerá para sempre! Olivia tem de o encontrar para obter resposta à questão que a atormenta: ela é uma princesa ou não?"

Título: Mais de 160 Piadas de Bolso Vol. I e II
Autor: F. Lelarge
Sinopse:
"Estes livros são perfeitos para a mesa-de-cabeceira ou para a secretária, e proporcionarão a todos, crianças e adultos, muitos momentos animados para cada dia do ano…
Contêm histórias engraçadas, anedotas, adivinhas e trava-línguas que vão fazer rir toda a gente, durante todo o ano. Esta colecção tem registado um sucesso absolutamente surpreendente, com mais de 300.000 exemplares vendidos em Portugal."


Título: Arte para Crianças
Sinopse:
"Uma introdução inspiradora ao maravilhoso mundo da arte.
Este livro apresenta uma visão colorida e abrangente da arte aborígene à arte abstracta, de tótemes a exércitos de terracota, de Miguel Ângelo a Matisse, tudo faz parte da arte, da história da arte e dos artistas mundiais.
Acompanhando a evolução dos estilos e das técnicas, este livro tem igualmente uma forte componente prática e dinâmica com inúmeras actividades que ajudam a criança a aprender."


Para verem as restantes novidades podem consultar a página de cultura do Diário Digital.

Sem comentários: