21 de abril de 2010

Novidades Presença - 2ª quinzena de Abril

Peço desculpas, desde já, por não conseguir actualizar o blog tantas vezes como gostaria, mas tenho andado assoberbada com a faculdade e não me sobra tempo praticamente nenhum, nem sequer para ler o livro do Conan Doyle... Contudo, deixo-vos aqui as novidades desta segunda quinzena de Abril pela Editorial Presença:

Título: Crónica do Rei-Poeta Al-Mu'Tamid
Autor: Ana Cristina Silva
Colecção: Grandes Narrativas, nº465
ISBN: 978-972-23-4337-4
Páginas: 184
Sinopse:
"Al-Mu’ Tamid nasceu em Beja, em 1040. Nessa época, a poesia e a cultura floresciam nas cortes árabes, mas após a queda de Córdova, o Sul de Espanha fragmentara-se em inúmeras taifas que se digladiavam entre si ao sabor das aspirações de poder e de prestígio. Herdeiro de uma das mais poderosas dinastias então reinantes que governava Sevilha, Al-Mu’ Tamid era um homem de índole benévola, amante de tertúlias, e um dos mais notáveis poetas do al-Andaluz. Nesta crónica ficcionada, escrita já no exílio pelo Rei-Poeta, Ana Cristina Silva, para além dos acontecimentos trágicos que marcaram o seu reinado, leva-nos a imaginar como terá sido, intimamente, o homem que teve de encarnar a personagem que ficou para a história."

Título: Vaticano S.A
Autor: Gianluigi Nuzzi
Colecção: Destaques, nº59
ISBN: 978-972-23-4345-9
Páginas: 272
Sinopse:
"Monsenhor Renato Dardozzi foi, desde 1974 até finais do século XX, conselheiro das figuras mais importantes na gestão do banco central da Igreja, o IOR. No final da sua vida, Dardozzi determinou que o arquivo que ele próprio elaborou, com todos os processos que acompanhou, se tornasse público. Vaticano S.A. contém o essencial das informações recolhidas por este prelado, sendo um documento de grande interesse histórico que expõe a frenética actividade da Igreja, durante duas décadas, visando, sob a capa de obras de caridade, secretíssimas manipulações políticas, subornos, pagamentos a políticos corruptos e elementos da Máfia, e até mesmo um elaborado sistema de lavagem de dinheiros: um paraíso fiscal inexpugnável em plena cidade de Roma."

Título: O Espírito da Igualdade
Autor: Richard Wilkinson e Kate Pickett
Colecção: Sociedade Global, nº40
ISBN: 978-972-23-4341-1
Páginas: 352
Sinopse:
"Richard Wilkinson e Kate Pickett, dois académicos britânicos, defendem neste livro polémico que são as desigualdades sociais, e não a pobreza em si, que mais contribuem para alguns dos problemas com que o mundo dito desenvolvido se debate actualmente. Através da análise dos indicadores presentes em relatórios publicados por diversas instituições, revelam como a violência, a toxicodependência, a obesidade, as doenças mentais ou a gravidez na adolescência são menos frequentes em comunidades onde a disparidade de rendimentos é menor, independentemente de estas serem consideradas ricas, e sugerem medidas para alcançar o equilíbrio e conceber uma sociedade mais justa. Um livro fundamental que nos obrigará a repensar a forma como nos organizamos e aquilo que valorizamos no nosso quotidiano."

Título: O Homem de Pequim
Autor: Henning Mankell
Colecção: O Fio da Navalha, nº106
ISBN: 978-972-23-4330-5
Páginas: 524
Sinopse:
"Em Janeiro de 2006, uma pequena aldeia no Norte da Suécia assiste a um massacre sem precedentes. Dezanove pessoas brutalmente assassinadas é o balanço final. A polícia inclina-se a pensar que só uma pessoa com perturbações mentais poderá ter levado a cabo tamanho acto de violência, mas Birgitta Roslin tem outra opinião. Ao ler a notícia no jornal e se aperceber que tinha relações de parentesco com duas das vítimas, Birgitta decide investigar por conta própria - e tudo indica que também ela se poderá em breve tornar um alvo… Publicado em cerca de 20 países, O Homem de Pequim é mais um thriller magistral de um dos dez autores que mais venderam na Europa em 2009."

Título: Ressurreição
Autor: Lev Tolstói
Colecção: Obras Primas da Literatura, nº5
ISBN: 978-972-23-4338-1
Páginas: 520
Sinopse:
"Ressurreição é o último dos grandes romances de Lev Tolstói. Conta-nos a história de um príncipe russo, Dmítri Nekhliúdov e de uma jovem empregada doméstica, Máslova, que ele seduziu no passado, com consequências dramáticas para esta, que acaba por cair na prostituição, por ser acusada de um crime que não cometeu e por ser enviada como prisioneira para a Sibéria. Tolstói constrói aqui uma narrativa de grande intensidade psicológica, dominada pela visão que tem da redenção e do perdão inerentes ao amor, que é ao mesmo tempo uma descrição panorâmica e incisiva da vida social da Rússia czarista de finais do século XIX e uma crítica sarcástica às injustiças sociais, ao sistema judicial e ao regime russo."

Título: A Canção da Ninfa
Autor: Toni DiTerlizzi e Holly Black
Colecção: As Novas Crónicas de Spiderwick, nº1
ISBN: 978-972-23-4342-8
Páginas: 192
Sinopse:
"Julgas que aqui a vida é só divertimento e sol? Vê bem!
Isto até era bastante bom antes de me terem arranjado esta meia-irmã sem jeito e pateta. E não veio sozinha. Trouxe aquele livro enorme e estúpido sobre criaturas fantásticas. Ela garantiu que existiam mesmo, mas achas que eu acreditei? Não. Disse-lhe que era uma fraude. Meu! Estava enganado.
Agora há criaturas fantásticas por todo o lado! POR TODO O LADO!
E NÃO se vão embora se não as ajudarmos!
AZAR!"

Título: Clementina
Autor: Sara Pennypacker
Colecção: Clementina, nº1
ISBN: 978-972-23-4343-5
Páginas: 144
Sinopse:
"A Clementina tem oito anos e, nas suas próprias palavras, é «alérgica a ficar quieta e sossegada». Como deves imaginar, isto nem sempre lhe facilita a vida, e a Clementina acaba por passar mais tempo no gabinete da directora da escola do que gostaria. Por exemplo, esta semana vai de mal a pior. Tudo começou porque na segunda-feira a sua melhor amiga Margarida ficou com o cabelo cheio de cola durante a aula de Arte. A Clementina tentou ajudá-la, mas os adultos não percebem nada de nada, e os sarilhos nunca mais tiveram fim! Hilariante e inesquecível, este livro vem apresentar-te uma menina cheia de imaginação - e o mundo nunca mais te vai parecer o mesmo depois de visto através da perspectiva dela!"

Sem comentários: