A Muralha de Gelo - Opinião

fevereiro 28, 2011

Título: A Muralha de Gelo (As Crónicas de Gelo e Fogo - Livro 2)

Autor: George R. R. Martin
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 416
Sinopse:
"Estes são tempos negros para Robert Baratheon, rei dos Sete Reinos. Do outro lado do mar, uma imensa horda de selvagens começa a formar-se com o objectivo de invadir o seu reino. À frente deles está Daenerys Targaryen, a última herdeira da dinastia que Robert massacrou para conquistar o trono. E os Targaryen sempre foram conhecidos pelo seu rancor e crueldade...
Mais perto, para lá da muralha de gelo que se estende a norte, uma força misteriosa manifesta-se de maneira sobrenatural. E quem vive à sombra da muralha não tem dúvidas: os Outros vêm aí e o que trazem com eles é bem pior do que a própria morte...

Ainda mais perto, na Corte, as conspirações continuam. O ódio entre as várias Casas aumenta e desta vez o sangue mancha os degraus dos palácios e o veludo dos cadeirões dourados. E quando parece que nada poderia piorar, o rei é ferido mortalmente numa caçada. Terá sido um acidente ou um assassinato? Seja como for, uma coisa é certa: a guerra civil vem aí!"

Opinião:

Neste livro 2, A Muralha de Gelo (que corresponde à segunda metade do primeiro livro no original) assistimos à continuação dos eventos que se começam a desenrolar no primeiro livro. Continuamos, por isso, com as intrigas na corte do rei Robert, com as conspirações que há à volta dele pelo poder, cada um puxa a brasa à sua sardinha e há muita falsidade na corte. A partir da morte do rei, tudo piora: todos desconfiam de todos, as verdadeiras intenções de alguns começam-se a revelar, há também aqueles que trocam de lado e há sempre alguém, em bom português, que se lixa.
Contudo, este livro trás reviravoltas de que não se está nada à espera. O autor não é bonzinho e não me pareça que esta seja uma daquelas histórias em que tudo acaba bem, em que os bons vencem e os maus perdem. Há baixas dos dois lados e, por vezes, cheguei a murmurar "não... ele não pode ter feito isto!!"
Daenerys Targaryen está a revelar-se a minha personagem preferida de todas. Se no início era mais menina do que mulher, neste momento é uma mulher forte que luta pelo que quer, pelos seus objectivos e decidida, apesar de tudo o que lhe acontece.
As descrições do espaço são fantásticas e, para mim, a zona da Muralha é a que me suscita mais interesse e curiosidade. Acontecem coisas estranhas que não se sabe muito bem como e porque é que acontecem, toda a atmosfera é misteriosa e obscura e gostava de saber mais sobre o que estará por trás daquela Muralha.
Assim, terminado este segundo livro fico, claro, à espera de ler os próximos na ânsia de saber se serão tão bons como estes dois.

5/6 - Muito Bom

You Might Also Like

2 comentários

  1. Estou muito, muito curioso em relação a esta saga, que planeio ler a partir de Abril, vou esperar pela estreia da série.
    Parabéns pelo post.
    Nuno Chaves

    ResponderEliminar
  2. Obrigado!
    Eu quis antecipar-me à estreia da série, porque prefiro sempre ler os livros antes de partir para uma adaptação da obra, seja para televisão ou para cinema.

    ResponderEliminar