10 de março de 2011

Booking Through Thursday - Multitarefas

Fazes várias coisas coisas ao mesmo tempo enquanto lês? Como por exemplo cozinhar, lavar os dentes, ver televisão, tricotar, caminhar, etc?
Ou sou só eu, e tu sentas-te sem fazer nada, apenas concentrando a tua atenção na leitura?
(Ou, se fazes ambos, porquê, quando e qual preferes?)

Confesso que para mim, ler tem que ser no silêncio. Tirando o barulho de fundo, não consigo ler com música a tocar, com a televisão ligada, nem com pessoas a falar ao pé de mim. Acabo por me distrair e deixo de prestar atenção ao que estou a ler, tendo por vezes que ler a mesma frase quatro ou cinco vezes para perceber o que ali está escrito.
Quanto a comer, por incrível que pareça, também não consigo comer e ler ao mesmo tempo. Se for beber, seja um chá, ou leite com chocolate, ainda consigo. Mas comer, não consigo. Gosto de degustar a comida, de saboreá-la e, por isso, também é um factor que me distrai da leitura.
Quanto a caminhar, só se tivesse alguém com um cordelinho à minha frente, para me guiar, não fosse eu cair em buracos, ir contra postes ou ser atropelada ao atravessar a rua! Hahahahah Contudo, se for ler num jardim, num espaço ao ar livre, isso sim já gosto e aprecio.
Concluindo, sou uma pessoa que se distrai facilmente. Não posso ter música, nem televisão nem nada que me abstraia do que estou a fazer, senão está tudo perdido! Com a leitura é a mesma coisa. Um bom livro consegue abstrair-me do mundo real e, por isso, prefiro não ter nada à minha volta que me force a voltar a ele.

5 comentários:

Paula disse...

Consigo ler em qualquer lugar e com muito barulho :)
Concentro-me e entro no mundo do livro com facilidade. Tive de me habituar ou então não lia na :)

Diana disse...

Sortuda! Eu tenho uma família grande e, quando estão todos cá em casa, tenho que fechar a porta do quarto para me conseguir concentrar quando estou a ler... Não me consegui habituar ao barulho :)

Fernanda disse...

Ai, este teu post inspirou-me. ;)
Vou ter de postar algo parecido no meu blog! lol Está descansada que te dou o devido crédito pela ideia, ok?
:)

Boas leituras!!

Diana disse...

Esta rubrica à quinta-feira é muito gira, mas a ideia não foi minha!
Lê este primeiro post e perceberás de onde vem ;)

http://papeiseletras.blogspot.com/2011/01/booking-through-thursday.html

Boas leituras!

Lúcia Ramos disse...

Quem me dera conseguir ler em qualquer lugar ou situação.....