Balanço da Temporada de Ficção Pós-Apocalíptica

dezembro 22, 2012


Primeiro, quero começar por dizer que gostei bastante de ter participado nesta Temporada. Li livros dentro de um género e de um mundo que, se calhar, de outra maneira não tinha lido e gostei de praticamente todos, para além de ter ficar com a vontade de ler mais coisas dentro do mesmo género. Mas vamos por partes. Lembram-se dos livros que me propus a ler? Não? Eram estes:

The Time Machine - H. G. Wells
A Canticle for Leibowitz - Walter M. Miller, Jr.
The Road - Cormac McCarthy
Oryx and Crake - Margaret Atwood

Penso que não me saí mal e só não li o The Time Machine. Os outros três posso dizer que adorei e que foram grandes surpresas, para mim, de um modo positivo. Todos muito bem escritos mas, também, muito distintos, apesar de lidarem com a temática de um mundo devastado por um acontecimento apocalíptico. Foi bom e interessante ter três visões diferentes sobre um mesmo tipo de acontecimento. De todos, destaco o Oryx and Crake que foi uma delícia de se ler, aguçando a minha curiosidade para ler mais obras da Margaret Atwood.

Gostei muito de ter participado nesta Temporada porque tive a oportunidade de contactar com narrativas diferentes daquilo que costumo ler. E como li bons livros, foi algo que me deu bastante prazer. Para o ano, era de valor organizar-se mais temporadas destas, principalmente para nos desafiar a sair da nossa bolha, e aventurarmo-nos em autores e temas que não estão, normalmente, dentro das nossas preferências.

You Might Also Like

0 comentários